terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Soldadinhos de chumbo

Um artigo bastante tendencioso foi publicado pela BBC Br e reproduzido no DCM fez-me tecer alguns comentários que passaram desapercebidos pela mídia ocidental pois seu viés politico esta seriamente contaminado pelas orientações dos EUA e da OTAN consequentemente, conforme link abaixo:
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/como-um-tuite-virou-uma-guerra-com-milhares-de-morto-na-ucrania/


Os seguintes temas devem ser lembrados e levados em conta, coisa que o autor negligenciou talvez por estar demasiadamente imerso na propaganda da OTAN.

1- O exemplo do México não se aplica. Houve  um golpe contra o presidente eleito. Não tratou-se de um movimento separatista espontâneo. Alem disso, a 1a providencia dos golpistas foi proibir o idioma russo. Que passa? Seria como os Catalães serem proibidos de falar o catalão dentro da Espanha.
2- A Crimeia era Russa, povo de maioria russa com suas próprias tradições. Alem disso, militarmente a Russia não poderia prescindir de sua base naval no mar negro. Na verdade a Crimeia é o divisor de mares. O ocidente sabe que sem a saida para o mar negro a Russia ficaria isolada no leste Asiático, alem da NATO ter uma base nas barbas dos russos. Para lembrar: quando houve o incidente dos misseis soviéticos em Cuba, o que seria dos EUA se eles agissem com leniência.
3- As mortes na praça nos dias antecedentes ao golpe foram produzidas por milicias que não tinham nada a ver com os protestos, tanto que mataram aleatoriamente protestantes como policiais. Mas o incidente foi usado pela mídia como tentar apagar incêndio com gasolina.
4- O governo constitucional tinha acertado a oposição a formação de um "governo" de transição até o final de 2014 quando haveria eleição geral. As mortes provocadas pelas milicias abortaram o processo e na sexta-feira houve invasão dos prédios do governo. Queriam mesmo linchar o presidente. Sua saída do pais foi muito oportuna pois do contrario seria um derramamento de sangue geral
5- No dia posterior a saída do presidente do pais, o congresso DEPÕE o presidente e indica o Sr Turchinov como presidente interino. Golpe.
6-A minoria russa imediatamente levantou-se contra o golpe e contra a proibição do russo. Não houve dialogo. Logo em seguida houve o massacre de Odessa com o governo golpista dando apoio para o linchamento dos sindicalistas. Simultaneamente, sob o apoio da Russia, a Crimeia faz um referendo onde ganhou com maioria absoluta a incorporação pela Russia. Ao contrario do que foi divulgado, a outra opção era serem independentes. Não houve um só tiro neste processo, diferente do golpe. E como dito acima, geopoliticamente a Crimeia é um assunto russo e a imposição da OTAN no sentido da Russia renunciar a Crimeia gerou a guerra fria atual.
7- O governo interino não reconheceu o movimento separatista do leste e encarou o movimento como "terroristas" a ocupar o leste ucraniano. Mandou o exercito "punir-los" e provocou esta guerra civil de dimensões humanitárias.
8- O pré-requisito do ocidente para entrar em acordo com a Russia: Abdicar da Crimeia. Qualquer diplomata sabe da reais consequências desta abdicação. Que tal Cuba de repente exigir a retirada dos norte-americanos de Guantánamo,  Sob o ponto de vista Americano, qual a importância de Guantánamo?
9- A situação no oeste ucraniano esta de tal maneira que tropas inteiras desertaram durante a "punição", muitos procurando abrigo na Russia e outros incorporando-se ao corpo de separatistas. Como consequência Kiev quase é invadida pelo leste e se não fosse o oportuno cessar fogo, em apenas uma  semana os separatistas tomariam Kiev. Como que "terroristas" conseguiram tamanha mobilização? O leste estava forte e unido. Foi afirmado sem mostrar as evidencias que exércitos russos estavam lutando ao lado dos separatistas. Como bem disse o líder de Donestsk, creio Sr Zakharchenko, se de fato os russos estivessem lutando ao lado deles, seria questão de dias para tomarem Kiev. Eu ousaria mesmo dizer que na verdade o oeste se desmembrou da Ucrânia sob a ilusão de terem os problemas econômicos resolvidos pela sua "integração" a união européia.
10- O avião Malaio abatido. Não existe nenhuma evidencia que a Russia ou mesmo os separatistas estejam envolvidos na derrubada do avião, porem com uma velocidade incrível os EUA, por pressão da NATO e mídia, impôs sansões econômicas para a Russia que, alem de serem apenas postergatorias para a problemática, não tem nenhuma efetividade. O objetivo seria a substituição de Putin devido ao descontentamento popular. Porem o tiro saiu pela culatra e aumentou ainda mais a popularidade dele. Alem disso empurrou a Russia para os braços da China. Geopoliticamente é um tiro no pé do ocidente dado pelo próprio ocidente. No momento atual esta em jogo a força econômica do ocidente contra o patriotismo russo. Alguém tem duvida a respeito de qual lado é mais forte? Nenhum. Continua o impasse.

Não esquecer que este incidente deu-se imediatamente após a Russia abrigar o Sr Snowden como asilado e a quase guerra contra a Síria que, se não fosse nosso querido Papa Francisco em uma vigília e jejum mundial, jogou a opinião publica contra os desejos de guerra e consequente esfriamento nas tensões.
Amigos, não se trata de evitar uma terceira guerra mundial. Já estamos em guerra e quem estão sendo abatidos e o povo e o planeta. Somente pela Graça de Deus que nenhum dos lados apertou o botão errado. Mas por quanto tempo podemos brincar de soldadinhos de chumbo?

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Corrupção e poder no Brasil. Começou com o PT???

A respeito da corrupção deste "governo" que esta ai (PT) e que se ele quisesse, de fato,, acabaria com a corrupção, é necessário reconhecer alguns fatos que são deixados debaixo do tapete quando estamos vendo a TV.

- primeiro lugar, este governo não é o PT. O PT e seus aliados (que são muitos e bastante diferentes em ideologia) ganhou as ultimas eleições e estão ocupando os cargos majoritários do executivo federal. Nos estados governa a colcha de retalhos que transformou-se o Brasil após a proclamação da "republica" (ver 1). Alias, 12 anos em 125 anos de república. 10% da "nossa" república.

- O Brasil precisa de uma revolução em sua cultura política e a maneira que as classes se relacionam. Pobre no Brasil é bandido até prova ao contrario. Rico (ou famoso) é esclarecido e temos que escuta-los sem questionar o status quo.

- O PT nasceu de uma base politica bem restrita em termos de Brasil. De fato nasceu entre a elite trabalhadora brasileira que estava mais "avançada" em termos de organização sindical e mais educada em termos de trabalho técnico.

Se o PT, ou a esquerda que estivesse no poder, quisesse mesmo acabar com a corrupção, eles trabalhariam o apoio publico e faria uma revolução, pois é isso que se trata no nosso caso. Mas uma grande maioria ainda segue a ordem reinante de mais de 100 anos que esta ai. É necessário a educação de povo e o ganho do estatus de "cidadão". Ou voce sente-se cidadão quando á abordado por um guarda, quando tenta negociar uma divida com um banco, ou quando voce é assediado pelo seu patrão e fica quieto para não perder o emprego. Cidadania, amigos, é tão forte e profundo, que quando Paulo (isso, Saulo de Tarso da biblia) conclamou a sua cidadania romana para não ser julgado pelos judeos (1)

- O golpe não é para privatizar a petrobras. O golpe é reacionario pois os golpistas desejam que o status quo (de corrupção) continue. Diga-se que o Aécio, apesar de pregar a meritocracia, não tem nada de São Francisco em termos de honestidade e seria o mesmo que dizer que o Lula é um cavalheiro nos eventos sociais. Mas ser "do povo" como ele o é não significa que a corrupção aumentou por causa dele
.
- Organização criminosa tem elementos e provoca crimes em um estado de direito. Ainda não temos estado de direito (vide impunidade e o envolvimento dos nossos juizes e procuradores) e a organização criminosa a que voce se refere é a própria cultura de levar vantagem em tudo, jeitinho brasileiro, etc.

- O retorno ao estado de direito é um processo, continuo por natureza. A maior perda que tivemos em 64 foi a derrubada do estado de direito e implantacao do estado de excessão. Um povo cresce com os erros e a força das instituições esta na experiencia ganha em superar estes erros e conflitos. Em 64 o processo foi abortado e colocado mordaça em nossas instituições. Depois de 20 anos (1984) uma geração já não sabe mais o que é estado de direito e acostuma-se com o jeitinho, pensando que sempre foi assim.

- A verdadeira oposição, e no meu entender a primeira que sacudiu o poder, foi o eclodir de uma manifestação sem grandes pretensões na metade do ano passado. Antes do Lula, oposição era protesto e reação ao status quo. Foi retirada a mordaça e a venda que cobriam, asfixiavam nosso povo. O fato de ter gente pedindo volta da ditadura, dizendo que a eleição não foi "legitima", etc, etc, é explicado pelos 40 anos de golpismo que tem estado ai. Alem, lógico, da tradição escravagista das nossas elites. estes que estão ai dizendo-se oposição, são os que se locupletaram com o golpe.
-

Amigos, democracia e estado de direito se faz com resignação ao inacabado e determinação, engajamento com a melhoria da nação, da republica. O forum (2) para isso? Congresso e judiciário! O executivo deve seguir o que o povo escolheu (leis) e é julgado quando não obedecer as leis. Quando o executivo tenta "passar por cima", vem  o autoritarismo e com ele a ditadura. Estamos construindo a democracia através do poder do povo, e não é a democracia que nos está construindo, pois ela de fato é o meio para se atingir a justiça e a paz social.

re·pú·bli·ca |rè| 
(latim respublicadomínio do Estadoa coisa públicagovernoadministração pública)
substantivo feminino
1. Coisa públicagoverno do interesse de todos (independentemente da forma de governo).
2. Forma de governo em que o povo exerce a soberaniapor intermédio de delegados eleitos por ele e por um certo tempo.
3. Estado que .adotou essa forma de governo.
..........
"república", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/rep%C3%BAblica [consultado em 16-12-2014].

(1) Mas Paulo disse: Estou perante o tribunal de César, onde convém que seja julgado; não fiz agravo algum aos judeus, como tu muito bem sabes.
Se fiz algum agravo, ou cometi alguma coisa digna de morte, não recuso morrer; mas, se nada há das coisas de que estes me acusam, ninguém me pode entregar a eles; apelo para César.
Atos 25:10-11

(2) fó·rum
(latim forum, i, praça pública)
substantivo masculino
1. Praça pública, na antiga Roma. = FORO
2. Local destinando à discussão pública.
3. Reunião ou espaço virtual onde se discute determinado tema.
Plural: fóruns.
"forum", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/forum [consultado em 16-12-2014].

domingo, 2 de novembro de 2014

Aos amigos paulistas e paulistanos, sugiro o esclarecedor blog do Sergio Reis. Neste ultimo da serie sobre a seca em São Paulo, ele faz uma estimativa de quando SECARÁ Cantareira e Alto Tiete, dados que nenhuma mídia oficial irá divulgar pois, do contrario, existira um tumulto sem precedentes. E repito, aos historiadores de plantão, estarem atentos aos fatos por vir.
Minha opinião pessoal: comecem a fazer cisternas, resolveu no nordeste e vai resolver pelo menos para tomar água e cozinhar. Mas não esquecer de tampar para não criar mosquitos e dengue, consequentemente.

link:
http://jornalggn.com.br/blog/sergiorgreis/quando-vai-acabar-a-agua-do-cantareira-e-do-alto-tiete-cenarios-por-sergio-reis#100

"Paulistas" and  friends, I suggest the enlightening Sergio Reis's blog. In this last of the series on the drought in São Paulo, he makes an estimate of when Cantareira and Alto Tietê will DRY, given that no official media shall publicize it, otherwise, there shall be a riot unprecedented. And again, the duty of historians, being attentive to the facts coming.
My personal opinion: start making cisterns, They settled in the dry northeast, It shall solve at least to take drinking and cooking water. But do not forget to cover it, to avoid mosquitoes and dengue consequently.

sábado, 28 de junho de 2014

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Mateus 5:5

Acaba de terminar o jogo entre Brasil e Chile, com o Brasil vencendo no ultimo pênalti. Haja coração!
Mas não escrevo sobre o jogo propriamente dito. A emoção de ver seu time vencer só pode ser explicado .... não tem como explicar, é uma vivencia particular.
Mas a mensagem é: Brasil e América do Sul fazendo lindo na copa dos pacíficos. Enquanto outros continentes estão em guerra, sim, gente matando gente por uma ideologia, por uma fronteira bizarra feita por homens primitivos que acreditavam em poder pelo poder e agora aparta as pessoas como o gado é apartado para o abate. Muito triste. Não sabem o que fazem.
Aqui vivemos a paz e o Brasil sediando a "copa das copas", odiada por motivos políticos mas acontecendo como lá no passado aconteciam as Olimpíadas, unificando o povo grego em torno do louro da glória, a competição justa pela glória do Olimpo.
Gente sorrindo, gente sofrendo por seu time, muito turismo, turista rindo que deu o golpe em um punguista! Espero que continue assim. Esporte é isso; todos unidos numa mesma emoção, rivalidade somente no campo, seguindo as regras e o juiz resolvendo "no ato", nada de processos, burocracia, a dor da perda se estendendo por um tempo onde somente aquele que sofre a injustiça sabe o quanto dói. E se o juiz não apita o pênalti, lá esta todo o público julgando-o numa democracia que somente os estádios podem contar. Existem problemas, erros e acertos, alguns perdem a calma e a razão por causa de tanta emoção, mas após o jogo, o que sobra é a felicidade de estar em paz, vendo seu time comemorar junto com seus torcedores, e o time perdedor sabendo que fez o que pode mas que perdeu pois ainda não é possível competição onde os dois lados ganhem. Não, a humanidade ainda esta na sua infância da consciência cósmica. Mas estamos caminhando e temos o testemunho do nosso Amigo, nosso Irmão maior, Jesus Cristo, bem aventurando os mansos pois eles herdarão a Terra.

Blessed are the meek, for they shall inherit the earth; Matthew 5:5

It has just finished the match between Brazil and Chile, with Brazil winning in the last penalty. Oh, my heart!
But I do not write about the game itself. The thrill of watching your team winning can only be explained .... no way to explain, it is a private experience.
But the message is: Brazil and South America are doing very well in this cup of peace. While other continents are at war, yes, people killing people under ideology, by a bizarre border made ​​by primitive men who believe in coarse power and now separate people like cattle for slaughtering. Very sad. They do not know what do.
Here we live in peace and Brazil is hosting the "Cup of Cups", hated, manipulated by politicians, but happening as used as it used to be during the Olympics, unifying the Greek people around the laurels of glory, the fair competition to the glory of Olympus.
People smiling, people suffering for their team, much tourism, a tourist laughing for beating up a pickpocket! I hope it continues. Sport is all this; all united under the same emotion, rivalry only in the field, following the rules and the referee solving right away, no processes, bureaucracy, the pain of loss by extending a time where only those who suffer injustice know how much it hurts. And if the referee does not blow the penalty, there is the whole audience judging it a democracy that only stadiums can show. There are problems, mistakes and successes, some lose their tempers and their reason because of so much emotion, but after the game, what is left is the happiness of being at peace, watching his team to celebrate with their fans, and the losing team knowing it did whatever possible, but lost the the game because it is not yet possible a competition where both sides win. No, humanity is still in its infancy concerning to the cosmic consciousness. But we are moving forth and we have the testimony of our Friend, our Older Brother, Jesus Christ, and venturing the meek for they shall inherit the earth.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Por que sou a favor do Putin?
Muitos que passam os olhos por meus comentários pensam: lá vem o comunista, o vermelho, o petista, para não dizer o pior.Pois não se trata de Putin, Merkel, Obama, etc, etc. Trata-se da paz, trata-se da diplomacia, resolver as diferenças na base do "ganha-ganha" pois o tempo esta passando e os desafios (crises ambiental, econômica e humanitária) tornam-se cada vez mais difíceis de serem equacionados. Então é hora de tomarmos partido, sabermos e declararmos porque estamos aqui. Se você crê que o mundo é assim mesmo, nada muda, então ok, não precisa seguir em frente pois o mundo não foi feito para o caos, nem para os ignorantes. Senão não teríamos toda a história humana, a religião, a filosofia e seus desdobramentos. Mas se você importa-se em ter um futuro, um futuro que nossos filhos possam crescer saudavelmente sob o amparo da sociedade e dos princípios elementares de convivência (basicamente amar ao próximo com a ti mesmo) então este blog é para você.
Destaco um link para a declaração de Paul Craig Roberts (economista e colunista americano, http://en.wikipedia.org/wiki/Paul_Craig_Roberts) em
www.globalresearch.ca e traduzido em resistir.info, do qual faço dele minhas palavras: por que apoiar Putin?. Boa leitura.

http://resistir.info/crise/roberts_25jun14.html

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Nestes tempo de guerra (Iraque, Afeganistão) e muitas ameaças (Libia, Siria, Ucrania), a paz nunca foi tão necessária! Redundância? Não, o apelo pela paz motivou até o Papa Francisco a uma vigilia no final do ano passado!
A encruzilhada -Ucrânia- está a ser um ponto de viragem. Nunca o ocidente hostilizou tanto a Russia e nunca a Russia teve que ser tão prudente e sensata para evitar uma 3a guerra mundial. Os EUA tentaram atraves do Iran: não conseguiram, o Iran está muito bem estruturado para desequilíbrios. Tentaram através da Siria: não parece mas a Siria esta conseguindo a pacificação. Então tentaram o tiro de misericórdia: tornar a Ucrania um novo membro da OTAM. É ai que mora o perigo. Não que a Russia responda com a guerra, mas que os EUA tente dar o primeiro tiro! Numa guerra nuclear, quem der o primeiro tiro tem as melhores chances, ainda mais se tiver um "escudo anti-misseis"  na divisa do oponente!

Para uma visão geral da situação, disponho o link de uma boa análise de Israel Shamir, um jornalista um tanto polêmico ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Israel_Shamir ) mas que concordo com a totalidade do artigo.

http://www.globalresearch.ca/putin-like-hitler-how-did-prince-charles-get-it-so-wrong/5383160