segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Xadrez da politica internacional: Trump x USA x Israel x Ordem mundial

Esta declararação (1) do futuro presidente americano, Donald Trump, é desconcertante ao mesmo tempo que é reveladora. Muita coisa está acontecendo nos bastidores longe dos olhos de nós, meros mortais. Por quê a politica norte-americana muda radicalmente ás vesperas do presidente atual passar o bastão para o novo eleito? 

Bem, como tenho dito em outros comentários, a revelação do Sr Snowden a respeito do programa secreto de vigilancia global deixou claro o que antes era teoria conspiratória: EXISTE de fato um plano global de hegemonia onde os EUA são os principais protagonistas, e os russos não estão dentro destes planos a ponto da guerra fria ter sido reeditada (2).

Agora, no apagar das luzes de 2016, os EUA dão uma guinada de 180 graus e permitem o ONU votar uma moção pelo fim dos assentamentos de Israel (3). Israel e Trump se opõe à votação na linha tradicional de apoiar os israelenses pedindo o veto mas pela primeira vez a diplomacia americana vai contra os interesses israelenses e se abstem de votar ou mesmo vetar o moção. Os israelenses ficaram isolados no cenário internacional, orfãos de seu principal protetor: EUA.

Mas agora o presidente eleito dá uma declaração pelo twitter não reconhecendo a ONU como orgão internacional (1). Já sabiamos disso, mas essa declaração é como apertar o botão vermelho da guerra fria. E este ECM foi apontado para a maior eminencia parda da politica internacional: Israel.

Para entender o imbroglio devemos lembrar das palavras do Snowden na época. Israel está de cabeça na vigilancia global mas a Mossad atua de maneira TOTALMENTE independente, em uma via de mão unica, ou seja, o governo americano alimenta a Mossad mas não o inverso (5). O que isto significa? Significa que, se existe um mentor (comando) nos planos de hegemonia, os Israelenses são definitivaqmente protagonistas.

Mas algo muito maior ocorreu além dos "estragos" na politica de segurança americana: de alguma maneira os israelenses fizeram toda pressão possivel para sufocar o movimento contrário ao plano de vigilancia mas finalmente o congresso americano aprova uma lei colocando o programa sob o guarda-chuva do judiciário (6). Consequencia!?!? Os israelenses entram sob o manto do guarda-chuva e pertem o protagonismo para as instituições democráticas americanas.

Mas voltando a pergunta inicial, por que Trump decide por esta declaração bombástica? Minha resposta: os planos de hegemonia global estão fazendo água por todos os lados e, ao mesmo tempo que o governo americano foi sequestrado e colocado como executor da agenda, a agenda não pode ser concluida com o ocidente perdendo definitivamente o controle sobre a Síria (7) (A Síria era o ultimo degrau para isolar a Russia e na sequencia a China!)

Trump não quer os EUA "tomando" conta do mundo mas não tem como ser o capitalismo hegemonico sem "tomarem" conta do mundo. Um impasse para continuarmos acompanhando em 2017, ano de muitos acontecimento e muitas reviravoltas.

keywords: USA, Trump, Putin, Russia, Israel, Snowden, Freedom Act, ONU



Referencias:

1 - http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN14F14M

2 - http://freituk.blogspot.com.br/2016/12/guerra-fria-20-esqueceram-de-combinar.html

3 - http://brasil.elpais.com/brasil/2016/12/25/internacional/1482698516_892759.html

4-  https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/201612247272447-israel-palestina-onu-trump-mudanca/

5 - http://www.esextante.com.br/livros/sem-lugar-para-se-esconder/

6 - https://en.wikipedia.org/wiki/USA_Freedom_Act

7 - https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/201612247271100-guerra-civil-siria-acabou/

quem pagou o pato em 2016?

A democracia, idiota!

Ver balanço da ignomia pelo jornalista M.Moises no GGN pelo link abaixo:

http://jornalggn.com.br/noticia/2016-foi-o-ano-em-que-os-imbecis-venceram-por-moises-mendes

STF, camisa 12 (da seleção) do golpe

Sobre o imbróglio atual, artigo do Prof Aldo Fornaziere (1) fez uma ótima analise sobre a ilusão juridica que as forças progressistas vivem no momento.

 No meu entender, a situação resume-se a um só fato: as instituições, precárias diga-se de passagem, foram SEQUESTRADAS por um núcleo golpista com o apoío sistemático da elite retrógrada que ainda acredita nos perigos do comunismo, do sequestro do estado por atores totalitários (!?!?!), etc. E, para tornar o caso real, tudo foi feito com o aval do STF!  Logo as istituições estão refens deste nucleo e com uma certa aparencia de legalidade já que DE FACTO o crime da presidente não foi tipificado e julgado. Isto nos coloca num limbo juridico que tem como beneficiários justamente aqueles que deram o golpe. Prevaleceu a presunção da CULPA !

A ilusão encontra-se justamente no engodo que o povo (patrióta, para diferenciar do restante) brasileiro se submeteu, ou seja, acreditar que estamos ainda vivendo a democracia e que as instituições ainda existem. Isso nos faz crer que o jogo democrático ainda prevalece quando sabemos, de maneira absoluta, que o jogo acabou, apenas um lado pode marcar quantos gols quiserem devido ao fato do juiz jogar a favor deles.

A pergunta que não quer calar: como virar um jogo onde o juiz é o camisa 12 do time adversário? A resposta é simples, parar o jogo; mas COMO (?), está é a grande questão.

(1) http://jornalggn.com.br/noticia/2018-e-as-estrategias-da-ilusao-por-aldo-fornazieri

Por quê o Brazil não deve nada aos EUA em relação a BR

André Araujo foi supinpa na analise do presente imbroglio em relação aos casos de corrupção ocorridos na Petrobras (BR). Vide link:

http://jornalggn.com.br/fora-pauta/petrobras-pagando-tributo-a-washington-por-andre-araujo#comment-1034927

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Para deixar registrado: estado brasileiro é responsavel pela escravidão

http://blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/2016/12/15/brasil-e-condenado-no-ambito-da-oea-em-caso-de-trabalho-escravo/

Só para deixar registrado: estado brasileiro foi condenado na OEA e foi responbilizado pela escravidão. Em outras palavras, amigos, a abolição dos escravos foi treta e o pouco que avançamos socialmente está sendo dragado por este golpe ignóbil.

Oil Trends: US with Mega Stocks

O que dizer de um império que DERRUBA as cotações do petróleo, enche seus estoques a preço de "custo", derruba seus adversários tais como os BRICS e, concluido o trabalho, a vida volta ao normal como se fossemos um planeta "perfeito" e o mercado funcionando "lubrificado.

Bom artigo da Bloomberg sobre o ponto da situação em:
"https://www.bloomberg.com/news/articles/2016-12-15/opec-threatened-by-tiny-oklahoma-town-with-soaring-stockpiles


English:
What about an empire that DRAWS oil quotations, fills its stocks at a "cost" price, knocks down its opponents such as the BRICS and, after work, life returns to normal as if we were a "perfect" planet and The market running "lubricated.

Good Bloomberg article on the state of play in:

"https://www.bloomberg.com/news/articles/2016-12-15/opec-threatened-by-tiny-oklahoma-town-with-soaring-stockpiles 

Agenda por detras da "pausa" na votação da lei de abuso de autoridade.

"Ao longo do debate, o senador Álvaro dias (PV-PR) destacou que não há sentido em votar uma matéria importante para o futuro e presente do país de forma apressada"


Quer dizer então que uma PEC que compromete nosso crescimento em 20 anos pode ser "agilizada".   E o que dizer de uma lei que dá poderes ditatoriais ao judiciario ?!?!

Está foi a regra, ontem nas discussões sobre a votação da lei contra abuso de autoridade! Foi como se os senadores fossem alertados sobre o tema. "É necessário uma maior discussão ...".  Horas, é como pedidos de vista para uma decisão certa, PROTELAÇÃO!

Pergunta que não quer calar: Por que essa protelação, quem ganha com isso? O que o judiciário pretende ganhar com mais 2 meses?  Eleição indireta que possa garantir sobre-vida al golpe ou tempo para o golpe dentro do golpe. Uma coisa é certa, o comando central tem uma agenda e esta lei que está ai vai contra a Agenda, diferente daquela original que dava poderes ditatoriais ao judiciário.

link para a noticia no GGN:
http://jornalggn.com.br/noticia/renan-recua-e-manda-lei-contra-abuso-de-autoridade-para-ccj

S Saraiva no GGN: a sombra de Godot

http://jornalggn.com.br/blog/sergio-saraiva/divagacoes-sobre-o-poder-que-nos-governa-a-sombra-de-godot-por-sergio-saraiva

Boa analise a respeito do poder que nos controla. Godot, a proposito, é um deus imaginário e sua justiça que nunca chega. Estamos esperando Godot?

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

VELHAS LICÕES PARA O MILENIO !

 Voce pode classificar seu time empresarial como se fossem medalhistas de olimpiada:

- Se teu negocio der um retorno de 20%, tu es medalha de bronze. Não fez mais nada que a obrigação pois qualquer banco vai te pagar 20% ao ano sem voce fazer esforço nenhum!
- Se teu negócio der um retorno de 30%, tu es medalha de prata. Tem feito com afinco o trabalho mas tem que melhorar pois um banco em investimento de risco pode remunerar mais que isso.
- Se voce tiver um retorno de 40% ou mais, voce é ouro!  Voce inovou, otimizou o maximo a logistica, esta com excelentes contratos. Voce irá receber o bonus anual.

Isto foi no meado dos anos 90 e até hoje é cristalino, os numeros ainda continuam estes com apenas um porem: Toda a gordura que a revolução da internet promoveu já foi embora e as inovações que pedem desesperadamente não existem. De fato o pouco que restava os banqueiros conseguiram "torrar" com a crise de 2008. Então rentabilidade de 20% está EXCELENTE, ninguem mais consegue muito mais que isso sem se arriscar.
O que existe é sim um grande colapso economico e ambiental que, ai sim, com muita ciencia e seriedade, e apenas assim, poderemos superar esta fase e passarmos para a "terceira idade" da humanidade.

sábado, 10 de dezembro de 2016

New title from J.Pilger: The coming war on China

https://rtd.rt.com/films/the-coming-war-on-china/
 
Freely new Pilger's movie hosted in RT with North American movements at China's border. A secound point of view to wertern official narrative.
Check and Enjoy

Cold War 2.0: They forgot to match the Russians (Guerra fria 2.0 - esqueceram de combinar com o Russos, novamente.)

English:
In 2012/2013, when Snowden finally flip the lid, the US understood that time had run out and plans for global hegemony would have to be anticipated:

1- The advance of NATO was accelerated, see Ukraine and soon after Syria.

2- The outbreak of "war" in the Ukraine leads Russia to abandon the game immediately and takes the Crimea. Without the Crimea, Russia would become a regional power.

3 - The West counterattacks and makes Russia villain number 1 of the "free world".

4- The job begins against the BRICS: "spring" attempt at Hong Kong, July days in Brazil and Russia economic crushing. In South Africa the government goes through a maelstrom of governability and India would be the last card because geopolitically it would not disturb the hegemonic plans.

5. Argentina signals its intention to join the new bloc and immediately the hybrid war is applied there as well.

Well, the result is there: the coup government in Brazil, the dismantling of Petrobras and a serious institutional crisis, Argentina delivered to neoliberalism, Russia suffocated by NATO and having to strategically align with China, with the full consent of the latter, since the game no longer it is more of nations, but a new cold war would be installed.

Last year Russia flip the lid of deciding to intervene militarily in Syria in a unilateral way. The success was such as that Turkey was under fire-cross: Do you maintain your support for NATO or, overcoming Russia, would it be the turn of the moment ?. The Erdogan government hesitates and the empire decides to anticipate the result by sponsoring a military coup but, as they say in Brazil, they forgot to match the Russians. The Russians were already feeding the Erdogan government with information and the coup is stifled in less than 24 hours and a devastation is made in the organs of Turkish intelligence, completely castrating the possibility of a second coup.

Now the US "discovers" that Russia interfered in the election result?!?!? Or do they finally admit that there IS the cold war 2.0 and that the Russians have counterattacked and are taking the best?!?!?


BTW, "they forgot to match the Russians" complains as saying in Brazil when we lost a football match to Russians in old 50's.


Portugues:
Em 2012/2013, quando Snowden finalmente chutou o balde, o EUA entenderam que o tempo havia acabado e que os planos de hegemonia global teriam que ser antecipados:

1- O avanço da OTAN foi acelerado, vide Ucrania e logo em seguida Siria.

2- A deflagração da "guerra" na Ucrania leva a Russia a abandonar o jogo imediatamente e toma a Criméia. Sem a Criméia, a Russia passaria a ser uma potencia regional.

3- O ocidente contra-ataca e torna a Russia vilã numero 1 do "mundo livre".

4- Começa o trabalho contra os BRICS: tentativa de primavera um Hong Kong, jornadas de julho no Brasil e esmagamento economico da Russia. Na Africa do Sul o governo passa por um turbilhão de governabilidade e a India seria a ultima cartada pois geopoliticamente ela ainda não atrapalharia os planos hegemonicos.

5- A Argentina sinaliza intenção de juntar-se ao novo bloco e imediatamente a guerra hibrida é aplicada lá tambem.

Bem, o resultado está ai: governo golpista no Brasil, desmonte da Petrobras e grave crise institucional, Argentina entregue ao neoliberalismo, Russia sufocada pela OTAN e tendo que aliar-se estratégicamente à China, com pleno consentimento da ultima, pois o jogo já não é mais de nações, mas uma nova guerra fria estaria instalada.

Ano passado o Russia chuta o balde de decide intervir militarmente na Siria de uma maneira unilateral. O sucesso foi tal que a Turquia ficou sob fogo-cruzado: Mantem seu apoio a OTAN ou, vencendo a Russia, seria a bola da vez?. O governo Erdogan vacila e o império decide antecipar o resultado patrocinando um golpe militar mas, como se diz no Brasil, esqueceram de combinar com o Russos. Os Russos já estavam alimentando o governo Erdogan com informações e o golpe é sufocado em menos de 24 horas e uma devassa é feita nos orgãos de inteligencia turco, castrando completamente a possibilidade de haver um segundo golpe.

Agora os EUA "descobrem" que a Russia interferiu no resultado eleitoral ?!?!?  Ou será que finalmente eles admitem que EXISTE sim a guerra-fria 2.0 e que os Russos contra-atacaram e estão levando a melhor ?!?!?

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Crimes contra a humanidade

- alguem que matou alguem é um assassino,

- alguem que se associou a outro e matou é associado e seu crime é mais efetivo,

- um policial corrupto produz mais dano na medida que dá cobertura para os anteriores,

- mas um politico que atua concumunado com o policial em negociatas tem um poder de crime bem alto, prejudica milhares,

- porém um politico que promove uma guerra em nome de seus interesses e de outros  é um grande criminoso, crime contra a humanidade,

- mas nada se supera a um politico que age  pelas costas interferindo nas politicas de estado, destruindo reputações e dando respaldo para a barbarie: ele mata milhões sem um unico tiro e compromete gerações em sua saúde e educação.

Todos irão ter ajustes de contas, mas o ultimo rangerá os dentes pois a ele não será dada nem a oportunidade de se arrepender.

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Xadrez da hora da verdade de Temer. Como chegar a 2018

Mais uma análise exemplar onde o governo esta nú de qualquer capacidade de reação à situação gerada para conclusão do golpe. Uma encrenca onde os golpistas não tem como recuar e nem capacidade politica para gerenciar a transição.
Concordo com o Nassif, os golpistas fizeram algo que nem os mais austeros direitistas conseguiriam: colocar os militares contra. 2017, para ver e constatar.

http://jornalggn.com.br/noticia/xadrez-da-hora-da-verdade-de-temer

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Mais um pouco do parto às avessas em 2017

Excelente analise de S Leblon a respeito dos impactos politicos e econômicos sobre o fiasco que foi o golpe lastreado nas relações com os norte-americanos. Em síntese Trump dará as cartas mas nossos macacos golpistas nem mesmo por um webinar verão as cores destas cartas.

Amigos, politica de estado é uma ciência para estadistas. Parvos como Temer, Aécio e Cia só podem mesmo fazer mimimi para chegar aonde chegaram e muito, mas muitíssimo dinheiro nos bastidores. A pergunta que não quer calar não é se o golpe serviu para algo, mas mais quantos meses estes golpistas conseguirão enganar os paneleiros, pois a mídia se auto engana e os progressistas estão rubros, envergonhados com uma república que permitiu um partos às avessas,

http://cartamaior.com.br/?/Editorial/Trump-Temer-e-o-parto-de-uma-nova-esperanca/37249

domingo, 20 de novembro de 2016

Feliz 2016 !

Comentário para post do Rui no GGN:  (http://jornalggn.com.br/blog/rui-daher/a-ak-47-quer-matar-mas-nao-da-tempo-entao-gargalha-por-rui-daher)

Caros,

Se achamos que 2016 foi um ponto fora da curva, tenho medo de 2017. Na melhor das hipóteses Temer continua, não faz nada e oramos por 2018, mas ele vai fazer.

1- A economia ainda sente os sopros de desenvolvimento dos últimos anos, afinal foram 6 meses de interinidade, não? Não, mas a economia não rui assim num estalar de dedos. Ainda são ventos, o furação está no horizonte.

2- Nenhum, mas nenhum ato da interinidade DE FACTO foi implementado. Estamos no escorrer do segundo mandato Dilma. A Tal PEC ainda terá que se implementada. Mas a abolição da aposentadoria chegará primeiro e de lambuja pode ser que até a terceirização do trabalho! E será menos impostos para um governo que empurrou para 2017 o "ajuste". Sim, emitiram um cheque sem fundo de 170 bilhões pré-datado para 2017.

2- Somente em 2017 começara o efeito dominó de falências, Por enquanto estamos vendo o aperitivo, a "amostra gratis". Ano que vem os grandes sentirão o que é uma deflação. Por mais que queiram vender, não haverá comprador. Exportar? Ah, exportar só para competentes. O Brasil desconstruiu todos os ganhos das décadas de 90/2000. Nem paneleiros já que para entrar nos "estaites" só QI não será suficiente.

3- Os militares até o momento estão quietos e este silencio é muito pior do que gritos no congresso pedindo um golpe militar. Alem disso o golpe já foi dado. Um golpe militar contra quem????  Mas o buraco irá começar nas policias. Policia é feita de povo, sem povo não há policia. E sem policia o caminho para a anarquia está aberto.

4- E a cereja do bolo?!?!: Para poder pagar os agiotas, o Bolsa-família terá que ser.... digamos... reavaliado, recalibrado. E bolsa-família cuida de quê??? Sim, família, mais especificamente crianças. E esta turma que tem filhos agora não passou pela subnutrição dos últimos 500 anos. Eles tem condições agora de saber que seus filhos passarão fome não por obra do destino de pobre, mas por obra do Sr Temer e de toda nossa elite. Ah elite, como vocês eram felizes e não sabiam. Pobre trabalhando feliz, trabalhando duro e fazendo a festa das SUVs, não?

Conclusão: de um lado a turma exaurindo o ultimo centavo e do outro um turba que se acostumou a ser feliz e, no meio... bem , no meio não haverá ninguém para pagar o Bolsa e a família vai sobrar.

Amigos, 2016 já é história contemporânea. Aguardem 2017.

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Faltou combinar com os russos (The Trump victory is not a surprise!)

(bellow in English)

Essa só os brasileiros irão entender pois faz parte do nosso folclore mas tem a ver com uma máxima de Mané Garrincha em 58.

Muitos estão surpresos com a vitória de Trump, como se fosse zebra da loteria esportiva mas não, assim como a vitória do BREXIT, a vitória dele estava no horizonte a muitos anos.

A GRANDE maioria dos eleitores norte-americanos (o resto do mundo tambem mas são impostos deles) estão fartos de pagar fortunas por uma guerra que, finalmente, reconheceram que não é deles e Trump, como disse bem o outro leitor, combinou com os russos.  NÃO DESEJAMOS MAIS GUERRAS, NÃO QUEREMOS ACORDAR NA PRÓXIMA SEMANA CONTENTES POR NÃO TER ELEITO UM BRONCO porém ESTARMOS FRITOS POR UMA GUERRA NUCLEAR.

Amigos, está claro. Qualquer um que não entoar este cântico, será destinado a sombra da história! Abaixo o caminho das pedras:

1- eliminar o temor do futuro imediato, ou seja, a guerra! Ela elimina QUALQUER solução de curto prazo

2- Resolver o problema do meio ambiente. A água não só bateu na b.... como está salgando as costas. Mais alguns anos e milhões serão desalojados de suas casas pelo pouco caso que nossa elites fizeram do problema.

3- (e o mais difícil)  Voltarmos para um sociedade que receba seus moradores (seja inclusiva) pois a atual, despreza, ignora, marginaliza os 99% e estes 99% não aceitarão por muito tempo este jogo de soma zero.

Então, futuros candidatos, saim de cima do muro antes que o muro caia!


(English)
That only the Brazilians will understand because it is part of our folklore but has to do with a Mané Garrincha maxim in 58.

Many are surprised by Trump's victory, as if it were a sports lottery zebra (unsuccessful result) but no, just like BREXIT's victory, his victory could be seen on the horizon for few years.

The vast majority of American voters (the rest of the world, too, but their taxpayers' fees) are fed up with paying fortunes for a war that they finally acknowledge is not theirs and Trump's as well indicated by another reader , Trump agreed with the Russians. WE DO NOT WANT MORE WARS, WE DO NOT WANT TO WAKE UP FOR THE NEXT WEEK GLADE FOR NOT ELECTING A SILLY BUT WE'RE BEING FRIED BY A NUCLEAR WAR.

Friends, Anyone who does not sing this song will be destined to shadow the History! Down the "path of stones":

1- to eliminate the fear of the immediate future, that is, the war! It eliminates ANY short-term solution.

2- to solve the problem of the environment. The water is not only hitting in the our ass but Indeed it is salting the back. A few more years and millions will be evicted from their homes by the little attention that our elites have made concerning the problem.

3- (and the most difficult!) We must return to a society that receives its residents (must be inclusive) because the current, despise, ignore, marginalize the 99% and these 99% will not accept this zero-sum game for long.


So, future candidates, get off the wall before the wall falls!

God bless Trump, the american people and all would, no more war, no more excuses

"Being therefore justified by faith, we have peace with God through our Lord Jesus Christ;
through whom also we have had our access by faith into this grace wherein we stand; and we rejoice in hope of the glory of God.
And not only so, but we also rejoice in our tribulations: knowing that tribulation worketh stedfastness;
and stedfastness, approvedness; and approvedness, hope:
and hope putteth not to shame; because the love of God hath been shed abroad in our hearts through the Holy Spirit which was given unto us.
Romanos 5:1-5"


I wish a good term to american people. Finally elected a self-made man, the american stile of life. One person that thinks in fact in the market, a man that work.

There is defects? Yeah, we are defective but, like in society, we are strong, we can mistake but the other one will fix it.

God bless american people and all in the world, no more war, no more excuses. We need a clean Earth, a clean people and better future.

https://sputniknews.com/infographics/201611081047183212-us-presidential-election-2016/

https://sputniknews.com/us/201611091047233776-trump-us-election/

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

3a Guerra mundial: Pelo menos os russos são mais honestos. (vide links no texto)

Acaba de sair a noticia dos exercicios nos EUA contra a "provavel" ameaça do choque de um Asteroide contra a Terra, mais especificamente em solo norte-americano:

http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2016/11/07/astronomia-eua-fazem-exercicio-para-lidar-com-impacto-de-asteroide/

Já a Russia fez e continua fazendo exercicios para uma eventual guerra nuclear, hoje envolvendo aproximandamente 40 milhões de russos:

http://www.sabado.pt/mundo/europa/detalhe/40_milhoes_de_russos_preparam_se_para_guerra_nuclear.html

As duas potencias fazendo execicios simultaneamente? Tem mato neste coelho !  que Deus nos proteja pois, se formos contar com as potencias mundiais, estamos literalmente FRITOS.

sábado, 29 de outubro de 2016

Trabalhar bastante é bom e pode. Por que não trabalhar 36 hs por dia ?!?!?

Ao ler uma postagem do Jornalista Sakamoto (1), me vem a idéia de Zéfa (como é chamada) a Sra que limpa e mantem 2 andares em uma instituição.

Ela já beira os 60. São 2 hs para ir e 2 para voltar ao trabalho e trabalha as 44 hrs mais um acréscimo de 2hs ao dia que lhe rendem algo em torno de R$ 200,00 a mais na folha de pagamentos. -Ah, como faz diferença! Mulher trabalhadora, forte, todos se espelham nela, das outras faxineiras até o Diretor. -Ah se eu tivesse a saúde desta mulher!

Pois a mulher já TEVE MUITA saúde, é uma guerreira. Porem a idade chega e a hérnia em suas costas faz com que a saúde, de fato, já não seja aquilo tudo. Continua trabalhando a jornada que tinha aos 30, 40 anos. As coisas já não estão muito bem. A alguns anos está tendo que tomar anti-inflamatórios  (AI) fortes e a gente aqui faz até vaquinha, pois uma caixa de AI é 3, 4 refeições a menos na mesa de Zéfa. Mas a gente continua apoiando aquela mulher forte. - Ela de fato faz coisas que as de 40 nem chegam perto, alguns dizem. Mulher exemplo, não?

Sim, exemplo de trabalho e obstinação! Pena que tenha morando, com ela, uma neta desempregada. Tem muita gente precisando de emprego e Zefá não pode deixar sua neta na mão, ela não tem "experiencia" então os empregadores dão preferencia aos mais experientes como Zéfa.

E assim nossa amiga continua, dores insuportáveis mas não pode parar. Agora, com o apoio do Seu Michel, ela pelo menos não vai mais ser chamada de vagabunda que quer "parar cedo". Tem mais alguns anos pela frente de serviço digno e firmeza de caráter.  Não irá se aposentar "cedo".

Mas o que o Sr Michel não percebe é que Zéfa talvez não chegue aos 65. Os AIs estão acabando com seu figado e com ele os rins. Seus exames de sangue não lhe dão bons prognósticos: creatinina alta, triglicerídeos alto, algo não vai bem. Será que ela chega aos 65? Eu, como bioquímico, aposto que talvez chegue, sua estrutura é perfeita. coração perfeito. Mas as dores nas costas irão piorar, mesmo com os AIs, e chagará um momento que lhe será impossível sair de uma cama (sentada a coisa é ainda pior) sem ter dores horrendas. Alem disso, com o colapso do figado, outros órgãos irão junto fazendo que sua vida já não seja o "céu que até então viveu". Problemas visuais, artrites, outras inflamações irão lhe cobrar a segunda idade que não teve. Não, ela não fuma nem bebe! Mas jornadas extensas e remédios para torna-las possíveis irão cobrar o preço na terceira idade.

Mas para o INSS, pensa Temer em seus botões, será bom. Imaginem cobrar de uma Sra, um dinheirinho para que tenha uma velhice digna, mas que morra antes de "gozar"do direito?!?!? É o céu, o maná! - Cobrei a vida toda e quando chegar a hora de retornar me safo! Lucro? 100% ? Não, lucro infinito pois quanto é um numero dividido por 0? Céu dos céus!

E como Zefa, alguns milhões por ai estão neste mesmo estado. Pensa então Temer: -Ah se não fosse estes casos, como fechar a seguridade social? Mas a realidade é outra, amigos. Em relação ao bolo, este volume não representa quase  nada, ou digamos, 5 ...  10%. do bolo  Mas estamos falando de muitos bilhões e o juros, aqueles que atuam sobre os outros 90% (e que hoje encontra-se em no minimo 15%) irá representar um acréscimo de 20% no bolo, ao ano, Os 10% que economizamos com as Zefás, Sr Michel, não ajudam nada. É como tirar o leite dos meus filhos pequenos para pagar meu carro zero. relação custo/benefício ZERO.

Mas o Sr Michel vai pensar: e os outros que se encostam na previdência?!?! -Ah, este sim tem que pagar. Sim, Sr Michel, existe desvio de função, existe corrupção, mas será que a resposta não é ir atrás dos corruptos??? Matar um sistema, que permita uma terceira idade digna, porque existem desvios não nos parece uma resposta racional. Seria como pensar:  estão adulterando a gasolina do meu carro. Oras, vamos acabar com os carros! Eureka, resolvi o problema da gasolina adulterada !!! Ou como diz o nosso já velho Joelmir, vamos matar os carrapatos matando a vaca !!!  A pérola da administração !   E existem aqueles que tem aposentadorias dignas de magnatas  (300.00 ....  500.000 ao ano) e aqueles outros com 5, 6, 7 aposentadorias de magnatas. Devem ser pessoas próximas a deuses, penso. Deve ser, meu amigo me disse que os ricos são ricos pois foram escolhidos por deus !

Mas para Zéfa as coisas continuam ruins. Ela suporta, não sei como. Também tenho hernia e as dores são horríveis. Sinceridade, não sei como aquela mulher resiste!  E todo este esforço por nada ?!?! Pois sabemos que não irá resolver o problema do "déficit".

Enquanto isso a neta dela estuda para não "ser" como a avó. Mal sabe ela que o emprego, na maneira que conhecíamos, está extinto. Quando a garota se formar, ela fará parte  daquele 1% que encontrará uma vaga na área que estudou. Afinal ainda existem milhões "competindo" no mercado, milhões mais experientes e que trabalham até os 65, 70, 75 pois precisamos resolver o problema das aposentadorias, da conta que "não fecha". Incrível não, amigos, alguns trabalhando até a exaustão tirando o lugar de outros, MAIS JOVENS, que querem e precisam trabalhar!

O restante terá que se contentar com sub-empregos, pagando talvez menos o quê a Zéfa recebeu. Se a garota tiver feito algum tipo de empréstimo, sinto lhe dizer, Zéfa, a tua neta trabalhara para pagar um empréstimo que não lhe serviu para nada, a não ser para trabalhar muito para pagar o empréstimo. É o que chamamos de trabalhar por nada.

Outras filhas e netas talvez não tenham a mesma sorte. A firmeza e exemplo de caráter de Zéfa foi uma referencia na formação moral da garota, mas outras não têm a mesma sorte: Pais alcoólatras, mães com condutas nem sempre exemplares. A estas sobrará a sorte do submundo. Talvez resistam a prostituição, as drogas, mas o companheiro encontrado não será "aquele" exemplo,  e certamente o ciclo se perpetuará, família desestruturada que terão filhos "problemáticos".

Enquanto isso, no país da mídia, os empresários reclamam dos direitos trabalhistas que "atrapalham" os negócios, os governantes (em gabinetes com ar condicionado "25 bala!") reclamam que o povo é mole, não é chegado ao "trabalho duro". Os juízes dizendo que as leis trabalhistas "defendem" os trabalhadores (????)  e que existem juízes que ficam do lado dos trabalhadores (serão comunistas?), uma mídia que exalta os acertos do mercado e os gurus que perseguem o "equilibro" (???  equilíbrio para quem?). E todos aqueles que bateram panelas pois o povo está com a panela  vazia e não teem o que dar de comer para seus filhos!

Ah, como seria bom podermos trabalhar 36 horas por dia !


(1): http://blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/2016/10/29/governo-discute-cobrar-inss-de-aposentados-mas-protege-ricos-de-taxacao/


quinta-feira, 27 de outubro de 2016

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Sakamoto e a família governo que não pode gastar mais do que recebe.

Não tinha como registrar esta comparação do Sakamoto dos gastos do governo com os gastos de uma família. Foi no fígado!

Comparação do governo Temer entre as contas do país e de um lar é ofensiva


Eu adoro essas comparações que o governo federal está veiculando, entre o orçamento do país e o de uma residência.
Isso é um incentivo à democracia. Porque prova que qualquer um, absolutamente qualquer um, pode ser Presidente da República, ministro da Fazenda ou responsável por uma campanha de comunicação do poder público.
A ideia do governo foi mostrar que é necessário e urgente a aprovação de um teto para limitar o crescimento dos gastos públicos, representado pela Proposta de Emenda Constitucional 241. E que tanto um Estado quanto uma família não podem gastar mais do que recebem. E, infelizmente, quando isso acontece, um redimensionamento de gastos deve ser feito.
Mas o governo esconde da comparação a realidade do cenário, principalmente no que diz respeito aos sacrifícios de cada um dessa família. Vamos aos fatos:
A família realmente está cagada e o orçamento vai de mal a pior.
O governo, que é o chefe da família, não está conseguindo mais ganhar o suficiente para manter a todos e decide restringir o orçamento por 20 anos.
A medida mais importante é cortar os investimentos na educação do filho do meio, que, agora, só vai para a faculdade se suar para passar em uma pública. E reduziu-se a frequência de ida ao dentista do caçula de uma vez por ano para uma a cada três. Se os dentes ficarem cariados, paciência, arranca – que é até mais barato que obturar e fazer uma restauração.
Contudo, o filho mais velho, que mora na mesma casa, foi mimado pelos avós, contou com as melhores condições para se educar e ganha muito bem, é poupado pelo chefe da família de ter que contribuir com a situação. Enquanto o cinto dos filhos menores e mais vulneráveis é apertado, este outro, mais velho, vai continuar trocando de carro todo ano, dando joias caras de presente e bebendo apenas água que escorreu do Himalaia flavorizada com hálito de cabrito montanhês da Escócia.
O problema é que o chefe dessa família também toma dinheiro emprestado de um agiota a juros escorchantes e nunca pediu uma checagem para verificar se a dívida tá correta ou não. Tem medo do que o agiota vá pensar e de ficar mal falado na praça.
Alias, o filho mais velho, de tempos em tempos, pede um dinheiro para o chefe da família para subsidiar seus negócios. Os juros? De pai e mãe.
Todo o esforço de economia feita em casa não vai para comprar uma nova roupa para a molecada que já usa os mesmos trapos há anos, muito menos fazer um bolinho de aniversário para o caçula que nunca ouviu um mísero ''parabéns a você''.
Nunca falta recursos, porém, para que o chefe da casa (Poder Executivo) possa estar sempre impecável e durma com conforto, comendo do bom e do melhor. Ou mesmo que os tios e tias (Legislativo e Judiciário) viajem todos os anos para tirar férias em um excelente lugar.
De vez em quando, a parte dos filhos que se estrepa nessa percebe que, na época de vacas gordas, os outros se dão muito melhor que eles e, na época de vacas magras, só eles se dão mal.
Daí, resolvem reclamar e, por isso, tomam bronca e são chamados de ingratos, burros e mal-agradecidos. Até de comunistas.
Afinal de contas, são muito inocentes para entender como as coisas funcionam. E precisam de campanhas publicitárias, pagas com seu próprio dinheiro, para aprender isso.
Na vida real, nenhuma família – com exceção das muito doidas – viveriam assim. Mas o governo vive.
Não se explica macroeconomia com exemplos de economia doméstica. E nem é porque um país emite títulos de dívida pública e dinheiro e uma família não.
Mas sempre que alguém tenta fazer isso toma como exemplo um chefe de família que se importa menos com a dignidade dos seus filhos do que com a felicidade do gerente do banco…

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Colaboração para o xadrez da vivandeiras, 17/out

http://jornalggn.com.br/noticia/o-xadrez-das-vivandeiras-dos-quarteis

A análise do xadrez tem-se feito muito baseada nas peças grandes: Temer, PGR, STF, etc, mas nesse momento o jogo vai ser desequilibrado e comandado pelos peões como sugere o xadrez desenvolvido. Explicando:

O Brasil é um País continental e uma das maiores economias mundiais. Como disse em outro post, apesar de darmos o nome de golpe brasiguaio, um país como o Brasil tem tantas vertentes que é impossível jogar com poucas peças. O que se dirá do comando central que começou lá em 2012/13 montando o jogo com "protestos de rua" (a copa foi usada como pretexto para colocar os inocentes úteis na rua), mobilização da PF em torno da LJ, Empoderamento do PGR e procuradoria, a mídia dando as cartas, etc. Enfim, todo o xadrez jogado até o momento.

Mas aos poucos a sociedade brasileira vai dando sinais de sua resiliência e o artigo do Cezar Leite é sintomático. Na parte civil, os estudantes estão parando a educação num sinal de vigor que só vimos nas greves do ABC. Hoje se falou em vigília em SBC mostrando que a prisão do Lula não será sem um custo a pagar. Muito em breve os verde/amarelos começarão a fazer sua parte mostrando a insatisfação da classe média com o "esfriamento" da LJ, Cunha/Temer soltos e a camarilha bombando. Basta o PSDB dar o comando e a turma sai nas ruas.

A propósito, o próprio PSDB mostrou uma heterogeneidade tal que sua base "jovem" tem mostrado apoio aos progressistas, fora que o Dória é um espinho que parou na garganta dos caciques do partido. O jogo a partir de 2017 para "destronar" o Temer vai mexer com tantas forças que não descarto, então, a atuação "necessária" dos militares. Em nome da governabilidade, a oposição estourou a fossa asséptica, a merda está toda espalhada e não há onde colocar os rejeitos. Sim, o rejeito está espalhado por toda a nação.

Diria até que, com o aprofundamento da crise em 2017, movimentos separatistas irão ganhar força descomunal e se não for feito um bom trabalho junto a cadeia de comando das forças militares, de fato podemos ter rachaduras dentro da cultura brasileira e do núcleo dura da nação, o poder militar.  Mas no momento são apenas conjecturas que explicam a dimensão continental do jogo jogado.

Quando a crise chegar nos serviços essenciais (transporte, saúde e segurança) as greves em setores estratégicos irão endurecer o jogo, fazendo com que as atitudes e ações saiam do médio prazo e passem para o curto prazo, com um sentido de urgência como nunca vimos neste Brasil.  Acho que as amostras que tivemos durante o segundo governo FHC será apenas um traque diante do rojão que está pronto para estourar.


Enfim, em minha opinião os peões irão caracterizar o jogo já a partir do inicio de 2017 e as conseqüências são inestimáveis, impossíveis de serem previstas.



PS: a história moderna nos ensinou que guerra civil não é necessariamente aquele jogo de mocinhos/bandidos onde eles se matam em nome de ideologias. A guerra civil moderna é muito mais complexa bastando ver o que acontece no Rio na guerra entre trafico, povo, milícias, militares e poder "central" (que hoje já tem muito pouco de central)

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Artigo sobre a economia de transição

O Professor nos dá boas idéias de como deve ser esta transição, uma economia baseada no consumo do petróleo para uma economia sem consumo de carbono. Responde porquês mas não o como. Como?  Muito investimento em Ciencia e Tecnologia orientada!

http://jornalggn.com.br/blog/almeida/economia-mais-eficiente-e-economia-sem-desigualdades-diz-gael-giraud#comment-1001638

sábado, 8 de outubro de 2016

O que é o lucro? (What is the profit?)

Dentro do modelo que estou desenvolvendo, o capitalismo assume feições nunca imaginadas. Minha tese que os homens tem que viver sob uma ética humana e Universal enquanto a natureza "pensa" capital, é uma maneira universal de pensar a vida no cosmos.

Então vamos falar sobre o lucro. No sentido estrito o lucro é o resultado final do produto do trabalho humano menos aquilo que foi "distribuído"(pago) aos autores destes produtos. Outros falam em remuneração do capital mas é estorinha para crianças dormirem. Na ciência não existe esta coisa alguns são mais iguais que outros, é tudo processo. Como disse anteriormente em outro posto, o capital é aquilo que sobra na forma de produtividade do trabalho humano. A inteligencia humana permite "direcionar" o capital de tal maneira que processos possam ocorrer sob menor uso de energia pelo tempo.

Bem, aparentemente o lucro é o que sobre deste processo inteligente. Sim, o lucro pode ser apropriado pois inventamos o dinheiro, a projeção do valor no tempo.  Mas e se introduzirmos o termo inteligencia nesta equação???  Afinal, como disse, é a inteligencia que direciona os processos e os torna mais produtivos. Para o capitalismo tradicional, capital é uma soma de valores, eu defino como uma soma de zeros.

Bem, a inteligencia é natureza humana, é criação. Então o lucro deve ser algo que "filtra" a inteligencia daquilo que é material, soma de zeros. Minha tese é a seguinte: lucro é a capacidade de aproveitarmos a criatividade humana com um fim. Logo, lucro são pessoas... e o capitalista logo dirá:  então eu sou o lucro!  Pobre ignorante selvagem achar que ele é a cereja do bolo   :)  Seria como dizer que a gravitação universal é Isaac Newton. Não, Newton apenas nos descreveu a gravitação, a gravitação e .... a gravitação.

Carta de desagravo contra o golpe e o autoritarismo que se instala no Brasil

Sabemos que movimentos democráticos não são levados em conta por aqueles que não gostam de votos, mas para cada comentário, cada assinante de uma carta de protesto, para cada cidadão que expõe seu inconformismo com o totalitarismo, cada uma dessas ações compõem um oceano que os torna simples vermes da história humana.

Link para carta de desagravo:
http://inverta.org/jornal/agencia/movimento/carta-de-desagravo-do-xi-seminario-internacional-de-luta-contra-o-neoliberalismo-a-ex-presidenta-dilma-vana-rousseff-e-ao-ex-presidente-luiz-inacio-lula-da-silva

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Will They accomplish what started in 2013? Aleppo appears be the red line

This is bad news from front.  Russia practicing a disaster nuclear and fire fight National exercises (1) few days after EUA get ready for no fly zone area in Síria (2) and Putin declaring "no more talks": either EUA starts a new 3rd war or get ready for a multipolar talks (3). It's not good, Sirs.

(1) http://www.zerohedge.com/news/2016-10-03/40-million-russians-take-part-radiation-disaster-drill-days-after-us-general-warns-w

(2) https://sputniknews.com/russia/20161001/1045910777/dunford-hillary-war-syria-russia.html

(3) https://www.bloomberg.com/view/articles/2016-10-04/putin-s-ultimatum-to-the-next-u-s-president

Adaptação de Brecht para o estado de exceção no Brasil

Primeiro foram uns manifestantes.

A Polícia Militar de São Paulo deteve 26 jovens antes de uma manifestação contra o governo Michel Temer na capital paulista no dia 6 de setembro. De acordo com o governo estadual, os adultos foram indiciados por associação criminosa, formação de quadrilha e corrupção de menores. Um juiz mandou soltar a todos, dizendo que não estamos mais em uma ditadura para prender alguém com o objetivo de simples averiguação.

Mas não me importei com isso. Eu não era manifestante.

Depois atacaram alguns jornalistas.

Irritado ao ter sua decisão criticada, o desembargador Ivan Sartori – um dos responsáveis por anular o júri do Massacre do Carandiru, que defendeu a absolvição dos policiais por acreditar que a morte de 111 presos ocorreu em ''legítima defesa'' – sugeriu que a imprensa de São Paulo recebe dinheiro do crime organizado. Isso ocorre pouco depois do fotógrafo Sérgio Silva ter sido considerado pela Justiça do Estado de São Paulo o único culpado por ser atingido por uma bala de borracha e perdido o olho esquerdo. O disparo partiu da Polícia Militar, cuja repressão a um protesto pela redução na tarifa dos transportes públicos, no dia 13 de junho de 2013, deixou um rastro de manifestantes e jornalistas feridos.

Mas não me importei com isso. Eu também não era jornalista.

Então, foram os direitos dos mais pobres.

O governo Temer, com o apoio de empresários, está tentando mudar a Constituição para impedir que investimentos públicos cresçam além da inflação. A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, que conta com apoio no Congresso Nacional, causará impactos em áreas como educação e saúde. Afinal, para tornar o ensino digno e acabar com as filas nos hospitais será necessário muito mais dinheiro. O governo federal tem apresentado medidas para combater a crise econômica que afetam a qualidade de vida dos mais pobres, mas não inclui ações como o aumento dos impostos dos mais ricos ou a taxação de dividendos vindos de empresas.

Mas não me importei com isso. Eu também não era pobre.

Aí, calaram alguns estudantes.

O Ministério da Educação vai implementar uma reforma do Ensino Médio por meio de uma Medida Provisória e não por um processo que deveria congregar Congresso Nacional e a sociedade. Com isso, ignora milhões de profissionais de educação, militantes que participam dos inúmeros fóruns e instâncias de educação no país e alunos que ocupam escolas em busca de uma voz. Ninguém nega que debater essa etapa de ensino é urgente, pois o desempenho é sofrível, o currículo é desinteressante e a evasão, monstruosa. Mas o governo preferiu silenciar o debate, baixando um “cumpra-se”, aplicando um novo modelo questionável e fora da realidade.

Mas não me importei com isso. Eu também não sou mais estudante.

Em seguida levaram alguns cortadores de cana e pedreiros.

O governo federal propôs uma Reforma da Previdência que estabelece uma idade mínima de até 65 anos para se aposentar, apontando que isso é a única saída para evitar que o país quebre. Com a mudança na expectativa de vida e na estrutura do mercado de trabalho do país é natural que se discutam mudanças na Previdência. Mas a mudança na lei está sendo conduzida a toque de caixa e sem o devido debate público. De acordo com alguns sindicatos, quem mais vai sofrer são os que começam a trabalhar muito cedo e atuam em atividades braçais, usando força física, e que, por isso, morrem antes do resto da população.

Mas não me importei com isso. Eu também não era cortador de cana, nem pedreiro.

Depois ignoraram a Constituição.

A maioria do Supremo Tribunal Federal decidiu, nesta quarta (5), que réus condenados pela Justiça podem ser presos a partir de sentença em segunda instância. Contudo, a Constituição Federal prevê o princípio da presunção da inocência, portanto, o direito à liberdade enquanto houver direito a recurso. Ou seja, quem não contar com uma boa banca de advogados para levar e garantir vitórias nos tribunais superiores, fica na cadeia. No final do ano passado, o STF havia decidido que é permitida a invasão de domicílio à noite para a realização de busca e apreensão se a autoridade policial tiver ''fundadas razões'' para suspeitar da prática de um crime. A Constituição Federal demanda ordem judicial prévia para a invasão de domicílio. Como afirmou Eloísa Machado, professora da FGV Direito SP, arrombar a porta de um barraco continuará a ser bem mais fácil do que arrombar a porta de uma mansão.

Mas não me importei com isso. Porque não preciso da Constituição.

Agora estão me levando.

Mas já é tarde. Porque não me preocupei com ninguém.


http://blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/

Coleção de links históricos e análises

Este post será destinado a armazenar analises atuais, sendo descrito por primeiro o periodo e em segundo os tópicos.

Analise de L Carrasco sobre o colonialisno e o pós-colonialismo moderno e a reação a nova ordem mundial - secs XV-XXI
http://jornalggn.com.br/noticia/o-neocolonialismo-pos-moderno-como-ameaca-ao-estado-nacional-por-lorenzo-carrasco

Sequencia de V Pomar sobre a luta de classes na história do Brasil (Pensando a longo Prazo)
http://www.correiocidadania.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12144:pensando-a-longo-prazo--legados-do-patrimonialismo&catid=14:wladimir-pomar&Itemid=88

1982, vitoria do Brizola e derrota da proconsult:
http://jornalggn.com.br/noticia/publiquem-hoje-antes-que-prendam-o-lula-por-armando-coelho-neto

Inicio Sec XXI, geopolítica e elementos causadores de mudanças:
http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Internacional/Os-10-pontos-que-explicam-o-Novo-Sistema-Mundial/6/36951

Desesperança no inicio do Sec XXI:
http://jornalggn.com.br/blog/arkx/guerra-de-mundos-exilio-por-arkx#comment-1000434

O porquê de espanhois, mexicanos, etc, terem ficado com o filé durante o entreguismo de FHC (1994-2002)!
http://jornalggn.com.br/blog/rdmaestri/quem-vai-negociar-com-uma-horda-por-rogerio-maestri
http://jornalggn.com.br/fora-pauta/o-terceiro-ajuste-o-outro-passo-do-golpe-por-sergio-medeiros

20out2016- Parlamento alemão discute o golpe no Brasil:
http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/No-Bundestag-Brasil-em-debate/4/37047

O 5 que não é 3 mas parece- Final 2016:
http://jornalggn.com.br/noticia/a-farsa-jato-e-a-%E2%80%9Cdisciplina-da-quebrada%E2%80%9D-por-armando-coelho-neto
Xadrez dos impasses pós-golpe
http://jornalggn.com.br/noticia/xadrez-dos-impasses-do-governo-temer

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Energia solar/nuclear x petroleo, a conta não bate. Solar / nuclear energy x oil, not match account.

É inegavel que esta "pausa" no consumo do petroleo tem origens geopoliticas e resultante da crise de 2008 que ainda não foi superada. Mas existe outro fator que o leitor deve levar em consideração:

- Quimicamente dizendo, o tempo para gerar produzir e acumular uma certa quantidade de energia sustentável  é infinitamente menor do que o tempo para liberar a energia que e o uso do petroleo oferece. A energia no petroleo é uma energia que foi acumulada durante bilhoes de anos tendo como supridouros o Sol e a energia nuclear do centro da Terra, ou seja, são enormes acumuladores que foram carregados durante bilhões de anos.

- A rápida velocidade com que a humanidade expandiu foi por causa do uso destas economias, desta poupança. Queimamos em 100anos aquilo que demorou bilhões de anos para ser acumulado. 

Para ter-se uma idéia deste desbalanceio basta imaginar um avião a jato comercial (peso  x potencia) e um avião com o topo de tecnologia usando energia solar. O avião a jato comercial leva centenas de pessoas e toneladas de carga a atravessar o Atlantico em algumas horas enquanto o avião solar mal consegue carregar o seu próprio peso e de mais um piloto e fazer a viagem em. digamos, dias.

-Pela razão exposta, os pacifistas e ecologistas podem pensar ingenuamente que a humanidade substituirá o uso do petroleo por energias sustentáveis sem grande mudanças sociais mas, é pura inocencia. Sem uma mudança RADICAL na forma de vivermos estaremos fadados á extinção!

English:

It is undeniable that this "pause" in oil consumption has geopolitical and resulting origins of the 2008 crisis that has not yet been overcome. But there is another factor that the reader should take into consideration:

- Chemically saying, time to generate, produce and accumulate a certain amount of sustainable energy is infinitely less than the time to release the energy contained in the oil. The energy in the oil is an energy that was accumulated over billions of years as a source having the sun and nuclear energy center of the Earth, ie, are huge batteries that were charged for billions of years.

- This saving was what enabled the rapid speed at which humanity has expanded. We burn in 100 years what took billions of years to be accumulated.

For you have an idea of this dis-balancing just imagine an airplane commercial jet (weight x power) and a plane with the top technology using solar energy. The aircraft commercial jet takes hundreds of people and tons of cargo to cross the Atlantic in a few hours while the solar plane can barely carry its own weight and the pilot and make the trip in, could say, days.

-by Exposed reason, pacifists and ecologists may think naively that mankind will replace the use of oil for sustainable energy without big social change but is pure innocence. Without a RADICAL change in the way we live we will be doomed to extinction!

keywords: sun, nuclear energy, humanity, way of life, sustainability.

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Why US Had to Kill the Syrian Ceasefire ?

o desenrolar dos eventos na semana que passa deixou uma fumaça negra, densa no ar. Por que os EUA repentinamente "erram" um alvo e bombardeam um comboio de blindados com tripulação da ONU? Foi como acertar o tiro em Sampa e dizer que o alvo era Manaus. Por que?

Talvez o artigo possa esclarecer algo. Vamos conversar?

http://www.strategic-culture.org/news/2016/09/20/why-us-had-kill-syrian-ceasefire.html

A revolução colorida mais preto e branco da história !

Copia de artigo no "Pagina 12"  que fala mais sobre nosso sentimento de brasileiro com toda essa parvalhisse do Temer. É de temer, de tremê.

http://www.pagina12.com.ar/diario/elmundo/subnotas/309889-79137-2016-09-21.html

Por Eric Nepomuceno
El discurso que Michel Temer hizo en la Asamblea General de la ONU fue su segundo gran intento de presentarse a los ojos del mundo como nuevo líder de la mayor nación latinoamericana y una de las nueve principales economías del planeta. Una oportunidad de oro para legitimarse en el puesto conquistado gracias a un golpe institucional que destituyó a la mandataria elegida por la mayoría de los votantes en 2014.

El primer intento ocurrió hace poco, durante la reunión del G-20 en China. En aquella ocasión, hasta en la foto oficial del encuentro Michel Temer quedó aislado: el ceremonial lo estacionó a un metro del grupo de los demás participantes. El tan soñado registro de un apretón de manos con algún jefe de Estado de primera línea quedó en el agrio territorio de los deseos irrealizados.

El segundo intento tampoco resultó. Pese a todo lo que hizo la diplomacia de su gobierno, ni siquiera hubo respuesta de la Casa Blanca para el pedido de un “encuentro informal” con Barack Obama. Obama ni siquiera se dignó a estar en el auditorio imponente de la ONU cuando Temer empezó a leer, con voz monótona y solemne y aire de mayordomo de película de terror, el discurso que alguien escribió. No escuchó una sola de sus palabras vacías.

Para cerrar con nubarrones una jornada gris, las delegaciones de seis países latinoamericanos –territorio en que Brasil debería tener peso específico– abandonaron el recinto: Ecuador, Bolivia, Costa Rica, Venezuela, Nicaragua y Cuba.

Con sus modales de cabalgadura indócil, el canciller José Serra dijo a los periodistas que el impacto de esa actitud en la imagen externa brasileña fue “igual a cero”.

Es increíble la capacidad que Serra demuestra, a cada viaje, de superarse en inepcia y grosería. Basta recordar que hace dos días, en una entrevista concedida en Nueva York, tuvo inmensa dificultad (el entrevistador lo ayudó) en recordar a qué países corresponde la sigla ‘BRICS’. Empezó bien, mencionando Brasil, Rusia e India. Pero al llegar a la ‘C’ dijo Chile. Y no hubo santo en el cielo capaz de hacer que supiese que la ‘S’ corresponde a Sudáfrica. Con semejante encargado de las Relaciones Exteriores, el gobierno encabezado por Temer difícilmente obtendrá, fuera de las fronteras, la legitimidad que intenta desesperadamente alcanzar.

Todo en Temer es un desastre. En vísperas la apertura de la Asamblea de la ONU, dijo que Brasil abriga a 85.000 refugiados. Mentira: son 8800, según datos oficiales del mismo gobierno. Además, olvidó un detalle: había un programa listo para ser implementado por Dilma Rousseff para acoger refugiados sirios, y fue uno de los primeros a ser desarmado tan pronto él asumió, todavía como interino.

Su discurso, plagado de clisés y frases vacías, atropelló la verdad de manera infame en una de sus afirmaciones. Dijo el presidente golpista que llevaba al auditorio de la ONU su “compromiso innegociable con la democracia”. Bueno, hay que reconocer que es imposible negociar lo que no existe.

Reiteró lo que dicen por aquí sus cómplices de la prensa hegemónica: “todo transcurrió dentro del más absoluto respeto al orden constitucional”. Sería verdad, pero hubo en todo el proceso un pequeño detalle: la Constitución prevé la destitución de un presidente que haya cometido “crimen de responsabilidad”. Y no se pudo probar jamás que Dilma haya cometido crimen alguno.

Temer también afirmó en su discurso que Brasil vive un proceso de “depuración de su sistema político”. Otra mentira. Dice el diccionario que por “depuración” debemos entender “eliminación de la suciedad o impureza de una sustancia; proceso por el cual el organismo elimina sustancias nocivas o inútiles”.

Si en mi país estuviéramos viviendo un proceso semejante, él y sus aliados ya estarían eliminados.

Si mi país fuese un organismo humano, sus riñones ya habrían mandado a Temer y sus acólitos a otro destino.

O homem como lobo do homem e sua extinção. Abolição do trabalho.



Em toda a história social do homem, ao mesmo tempo em que o homem é o predador do próprio homem, o homem (outro) é o parceiro que permite a produtividade e conseqüente alivio do trabalho (no sentido estrito da palavra, pois que no laboro o amor esta presente).

Mas vivemos dias singulares, o trabalho que defino como aquela necessidade dos seres agruparem-se para aliviar a carga do "dia a dia" foi abolido e é muito inocente aquele que não enxerga. O trabalho só fará sentido agora no sentido do laboro, pares que desejam um objetivo comum.  O que dizer se a classe que esta levando a melhor, tem capital, tem cultura e objetivos comuns de se perpetuar se conscientizasse que de fato o trabalho foi abolido e que a única alternativa, no momento, é a servidão??? Por que servidão? A outra "alternativa" é deixar ao  sabor do vento os miseráveis e sua fome!  Como TODA "ferramenta" foi extraída, a opção para este lúmpem é a morte a míngua (vide África).

Mas ainda não chegamos a este ponto, pois o capital ainda não está totalmente internacionalizado e ainda existem guerras pela hegemonia da burguesia (vide guerra fria 2.0). Logo a guerra ainda é uma alternativa para a hegemonia da classe burguesa, mesmo que para isso ainda seja necessário o "trabalho". Mas não há mais como compatibilizar este movimento por causa de um fator que até então não existia: o fator CLIMÁTICO, o meio ambiente!!!  O relógio foi disparado a partir da década de 80 quando o planeta começou a dar os primeiros sinais de insolvência!

Resumindo:
1- Trabalho no sentido social foi abolido, restou apenas o laboro, mas o laboro só tem sentido quando existe amor

2- A classe burguesa, para ver-se livre de vez do trabalho, precisa re-estabelecer o conceito de servidão. Sem a servidão, nos dias atuais, a alternativa é a morte por inanição!

3- O fator determinante para o re-estabelecimento da servidão é a hegemonia burguesa, mas ela ainda tem "concorrentes" e por isso a necessidade da guerra, e conseqüentemente a necessidade do trabalho (work, atividade que gera capital de uma maneira mecânica)

4- Mas agora o problema ambiental disparou o relógio para a revolução ultima sob o ponto de vista do capitalismo: capitalismo com servidão, a separação definitiva das classes.


Conclusão: as classes burguesas estão atuando  desesperadamente para acabar com suas diferenças pois são esta diferenças que não permitem a hegemonia (redundância) e a abolição ultima do trabalho.  

E, se a guerra não terminar com todos, o meio ambiente dará conta daquilo que os humanos não conseguiram ultrapassar: a extinção, pois o homem continua o lobo do homem.


PS: desculpem-me a falta de referencias, trata-se apenas de uma tese e espero desenvolve-la.

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

What is the bottom line to a people raise for their rights???

For colleagues to understand WHERE Brazil travels on, below a text from journalist commenting (*) the incident where a former minister was arrested out in a hospital with his sick wife.


........
The philosopher Vladimir Safatle gave an interview to the DCM program at TVT in which formulated a reflection on the division of our society.

"Brazil faced once and for all that is not a country. It is completely divided. It has never been a country. Only occupy the same territory, "he said.

"We can not even form a unified narrative of the military dictatorship, a red line saying 'here' not pass and this will never take place."

This limit has not been established in 64 coup and apparently not the abuse of Operation Lava jet. We are, it seems, the land of anything goes.

The amount of people applauding the omnipotence of Sergio Moro and his men for months, in the name of justice, it is a worrying sign.

It's all cool, the institutions are working. To be an obvious example, the Holocaust was legal in Germany.

Every citizen should be guaranteed a chance to defend themselves against the state.

For those who are happy with the authoritarianism of the show, the question to be asked is, and when you? And when with your family?

And if your lawyer is bugged?

And your your child or your parent are conducted coercively to a police station?

And if your mother or your wife have a leaked process?

And if you're stuck in a hospital, while following someone who is undergoing a delicate treatment?

The Mantega lawyer pointed out that "public and individual freedoms are sequestered in Brazil and the captivity of them is in the state of Parana in Curitiba".

We reached the age where some are more equal than others. That's what they wanted?

The limit that was not in the narrative the dictatorship frayed still not exist today. A healthy society would have put a stop.

But Brazil is not a healthy society.


(*)  http://www.diariodocentrodomundo.com.br/aos-que-festejam-a-prisao-de-um-homem-num-hospital-e-quando-for-voce-por-kiko-nogueira/


português:

O filósofo Vladimir Safatle deu uma entrevista ao programa do DCM na TVT em que formulou uma reflexão sobre a divisão da nossa sociedade.
“O Brasil encarou de uma vez por todas que não é um país. É completamente dividido. Nunca foi um país. Apenas ocupamos o mesmo território”, disse.
“Nós nem sequer conseguimos constituir uma narrativa unificada sobre a ditadura militar, uma linha vermelha dizendo que ‘daqui’ não passará e isso nunca mais ocorrerá”.
Esse limite não foi estabelecido no golpe de 64 e, aparentemente, nem com os abusos da Operação Lava Jato. Nós somos, ao que tudo indica, a terra do vale tudo.
A quantidade de gente aplaudindo a onipotência de Sérgio Moro e seus homens há meses, em nome da Justiça, é um sinal preocupante.
É tudo legal, as instituições estão funcionando. Para ficar num exemplo óbvio, o Holocausto era legal na Alemanha.
Todo cidadão deve ter garantida sua possibilidade de se defender contra o estado.
Para quem está feliz com o show de autoritarismo, a pergunta a ser feita é: e quando for com você? E quando for com a sua família?
E se o seu advogado for grampeado?
E seu o seu filho ou o seu pai forem conduzidos coercitivamente a uma delegacia?
E se a sua mãe ou a sua mulher tiverem um processo vazado?
E se você for preso num hospital, enquanto acompanha alguém que está sendo submetido a um tratamento delicado?
O advogado de Mantega apontou que “as liberdades públicas e individuais estão sequestradas no Brasil e o cativeiro delas é no estado do Paraná, em Curitiba”.
Chegamos à era em que uns são mais iguais que outros. Era isso o que queriam?
O limite que não houve na narrativa na ditadura se esgarçou continua não existindo hoje. Uma sociedade sadia já teria dado um basta.
Mas o Brasil não é uma sociedade sadia.

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Yep, Brazilians 7 x 1 Democracy. (about coup and Brazilian deputies/judges)

"O único chute, aliás, foi gol contra: a afirmação do procurador de que “não temos prova, mas temos convicção”. Que mereceu uma blague matadora: uma foto do helicóptero com os 400 quilos de cocaína e a frase “nós temos provas, mas não temos convicção”.

http://jornalggn.com.br/noticia/denuncia-inepta-da-lava-jato-expoe-o-ministerio-publico



Does Judiciary´s level of shame get pass than Brazilian legislature (coup against ex-president Dilma)?
Hard to say.  How Judiciary can say "we have no proofs against Lula, but we are convinced" but in a old not too old case like "helicoca (deputy´s chopper overloaded with almost 0,5 tons of coca * )" they said that "we have proofs but we are not convinced".   How, Sirs, how this "people" and its leaders can embarrass themselves so deeply?

In 64´s, they had cannons and troops, now they have liars and poker faces. WTF???


(*https://youtu.be/A9LxCYAtyc0

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Overdose de meritocracia (Meritocracy´s overdose)




Texto escrito por Irlan Simões.


Meio difícil acreditar que só "se tratava de dívida", expressa numa carta de adeus, a motivação para o sujeito matar os filhos e a mulher antes de tirar a própria vida. Mas tem uma coisinha convincente: era um morador da Barra da Tijuca.

Tenho menos de dois anos morando no Rio de Janeiro e pude ouvir, ler e perceber com meus próprios olhos o tipo de sujeito que habita aquela região da cidade.

Veja bem, nem todo morador do "planeta Barra" se encaixa no que digo/dizem, mas é meio sintomático o que se passou. Vou citar até fonte bibliográfica.

Dia desses, um dos talentosos cronistas facebookers do cotidiano do subúrbio carioca, Anderson França, que fez um longo perfil sobre seus ex-vizinhos que chiavam da possibilidade de o metrô chegar até a Barra. E levar um monte de pobre para as praias daquele mundinho particular.

O cronista falava como esse típico novo-rico-nem-tão-rico morador da Barra raciocinava. Um self-made man, que "cresceu na vida" e a todo custo precisava provar, na carcaça, que saltou a cerca do subúrbio.

Todo mundo já conheceu o sujeito que morava de aluguel num quarto-sala, mas passeava de Corolla novinho e parava na frente de boates caras pra botar um uísque algum-label no teto do carro. Todo mundo. A Barra é o maior reduto dessa espécie urbana do Brasil. A Barra, seus condomínios fechados, sua vida em automóveis, seus shopping centers e suas arenas de shows.

E aqui não se trata de juízo de valor. Felicidade, ou sua simulação, hoje se compra pra tirar selfie e botar na internet. Quero falar de um buraco mais embaixo.

Nenhuma ideia parece ser tão avassaladora e implacável como a tríade "esforço-mérito-sucesso".

Esquema de pirâmide, mercado de ações, cursos virtuais, loja de diploma e certificado, supersimples, microempreendedor, livro de autoajuda, revista de negócios, palestra de motivação...

Teologia da prosperidade! Até o pastor vai te convencer que o bom você conquista sozinho, e se a merda vier a culpa é toda sua. “Faça o certo e tudo acontecerá”.

Tem gente que acredita piamente nisso. E o pai mais comentado do ano, mais um novo-rico-nem-tão-rico morador da Barra, me convenceu ser um desses.

Slavoj Zizek já havia comentado como a economia dos dias de hoje havia se tornado um debate quase místico. O mercado financeiro - essa coisa que te faz milionário em um dia e paupérrimo em uma hora - era o maior antro de budistas, hinduístas e outras seitas pela qual tudo podia se explicar no plano espiritual.

Porque é assim que a banda quase toca. Salvo os cabeças das agências de risco e poucos bancos privados, todo o resto do "clube de investidores" são os maiores porra-loucas que você pode conhecer e nem sequer saíram da frente do computador.

Você acha que seu amigo que foi morar no meio do mato na Chapada é doidão e corajoso? Imagina o cara que tem casa, escola dos filhos, cirurgia da mãe, 320 parcelas do carro, a viagem pela CVC, o iPhone do ano espalhados em cinco cartões de créditos e apostou sua grana toda num investimento que não tinha como dar errado porque ele era esforçado o suficiente para isso.

Foi esforçado. Mas descobriu que não é assim que a banda toca. E pra mim essa é a grande doença dos nossos tempos.

Matar-se porque perdeu tudo não é tão novo. A crise de 1929 foi recordista em suicídios gerados pelo desespero que é dormir rico e acordar quebrado.

O problema mesmo é que tal lógica se estendeu para a base da pirâmide, e ali não tem amigo governador pra dar isenção fiscal, não tem amigo no tribunal de contas pra disfarçar irregularidade, não tem União pra renegociar dívida...

É só você. Você, seus rebentos, sua culpa e a ira divina para quem fracassou porque não se esforçou o suficiente. A grande doença dos nossos tempos.