Ao ler uma postagem do Jornalista Sakamoto (1), me vem a idéia de Zéfa (como é chamada) a Sra que limpa e mantem 2 andares em uma instituição.
Ela já beira os 60. São 2 hs para ir e 2 para voltar ao trabalho e trabalha as 44 hrs mais um acréscimo de 2hs ao dia que lhe rendem algo em torno de R$ 200,00 a mais na folha de pagamentos. -Ah, como faz diferença! Mulher trabalhadora, forte, todos se espelham nela, das outras faxineiras até o Diretor. -Ah se eu tivesse a saúde desta mulher!
Pois a mulher já TEVE MUITA saúde, é uma guerreira. Porem a idade chega e a hérnia em suas costas faz com que a saúde, de fato, já não seja aquilo tudo. Continua trabalhando a jornada que tinha aos 30, 40 anos. As coisas já não estão muito bem. A alguns anos está tendo que tomar anti-inflamatórios (AI) fortes e a gente aqui faz até vaquinha, pois uma caixa de AI é 3, 4 refeições a menos na mesa de Zéfa. Mas a gente continua apoiando aquela mulher forte. - Ela de fato faz coisas que as de 40 nem chegam perto, alguns dizem. Mulher exemplo, não?
Sim, exemplo de trabalho e obstinação! Pena que tenha morando, com ela, uma neta desempregada. Tem muita gente precisando de emprego e Zefá não pode deixar sua neta na mão, ela não tem "experiencia" então os empregadores dão preferencia aos mais experientes como Zéfa.
E assim nossa amiga continua, dores insuportáveis mas não pode parar. Agora, com o apoio do Seu Michel, ela pelo menos não vai mais ser chamada de vagabunda que quer "parar cedo". Tem mais alguns anos pela frente de serviço digno e firmeza de caráter. Não irá se aposentar "cedo".
Mas o que o Sr Michel não percebe é que Zéfa talvez não chegue aos 65. Os AIs estão acabando com seu figado e com ele os rins. Seus exames de sangue não lhe dão bons prognósticos: creatinina alta, triglicerídeos alto, algo não vai bem. Será que ela chega aos 65? Eu, como bioquímico, aposto que talvez chegue, sua estrutura é perfeita. coração perfeito. Mas as dores nas costas irão piorar, mesmo com os AIs, e chagará um momento que lhe será impossível sair de uma cama (sentada a coisa é ainda pior) sem ter dores horrendas. Alem disso, com o colapso do figado, outros órgãos irão junto fazendo que sua vida já não seja o "céu que até então viveu". Problemas visuais, artrites, outras inflamações irão lhe cobrar a segunda idade que não teve. Não, ela não fuma nem bebe! Mas jornadas extensas e remédios para torna-las possíveis irão cobrar o preço na terceira idade.
Mas para o INSS, pensa Temer em seus botões, será bom. Imaginem cobrar de uma Sra, um dinheirinho para que tenha uma velhice digna, mas que morra antes de "gozar"do direito?!?!? É o céu, o maná! - Cobrei a vida toda e quando chegar a hora de retornar me safo! Lucro? 100% ? Não, lucro infinito pois quanto é um numero dividido por 0? Céu dos céus!
E como Zefa, alguns milhões por ai estão neste mesmo estado. Pensa então Temer: -Ah se não fosse estes casos, como fechar a seguridade social? Mas a realidade é outra, amigos. Em relação ao bolo, este volume não representa quase nada, ou digamos, 5 ... 10%. do bolo Mas estamos falando de muitos bilhões e o juros, aqueles que atuam sobre os outros 90% (e que hoje encontra-se em no minimo 15%) irá representar um acréscimo de 20% no bolo, ao ano, Os 10% que economizamos com as Zefás, Sr Michel, não ajudam nada. É como tirar o leite dos meus filhos pequenos para pagar meu carro zero. relação custo/benefício ZERO.
Mas o Sr Michel vai pensar: e os outros que se encostam na previdência?!?! -Ah, este sim tem que pagar. Sim, Sr Michel, existe desvio de função, existe corrupção, mas será que a resposta não é ir atrás dos corruptos??? Matar um sistema, que permita uma terceira idade digna, porque existem desvios não nos parece uma resposta racional. Seria como pensar: estão adulterando a gasolina do meu carro. Oras, vamos acabar com os carros! Eureka, resolvi o problema da gasolina adulterada !!! Ou como diz o nosso já velho Joelmir, vamos matar os carrapatos matando a vaca !!! A pérola da administração ! E existem aqueles que tem aposentadorias dignas de magnatas (300.00 .... 500.000 ao ano) e aqueles outros com 5, 6, 7 aposentadorias de magnatas. Devem ser pessoas próximas a deuses, penso. Deve ser, meu amigo me disse que os ricos são ricos pois foram escolhidos por deus !
Mas para Zéfa as coisas continuam ruins. Ela suporta, não sei como. Também tenho hernia e as dores são horríveis. Sinceridade, não sei como aquela mulher resiste! E todo este esforço por nada ?!?! Pois sabemos que não irá resolver o problema do "déficit".
Enquanto isso a neta dela estuda para não "ser" como a avó. Mal sabe ela que o emprego, na maneira que conhecíamos, está extinto. Quando a garota se formar, ela fará parte daquele 1% que encontrará uma vaga na área que estudou. Afinal ainda existem milhões "competindo" no mercado, milhões mais experientes e que trabalham até os 65, 70, 75 pois precisamos resolver o problema das aposentadorias, da conta que "não fecha". Incrível não, amigos, alguns trabalhando até a exaustão tirando o lugar de outros, MAIS JOVENS, que querem e precisam trabalhar!
O restante terá que se contentar com sub-empregos, pagando talvez menos o quê a Zéfa recebeu. Se a garota tiver feito algum tipo de empréstimo, sinto lhe dizer, Zéfa, a tua neta trabalhara para pagar um empréstimo que não lhe serviu para nada, a não ser para trabalhar muito para pagar o empréstimo. É o que chamamos de trabalhar por nada.
Outras filhas e netas talvez não tenham a mesma sorte. A firmeza e exemplo de caráter de Zéfa foi uma referencia na formação moral da garota, mas outras não têm a mesma sorte: Pais alcoólatras, mães com condutas nem sempre exemplares. A estas sobrará a sorte do submundo. Talvez resistam a prostituição, as drogas, mas o companheiro encontrado não será "aquele" exemplo, e certamente o ciclo se perpetuará, família desestruturada que terão filhos "problemáticos".
Enquanto isso, no país da mídia, os empresários reclamam dos direitos trabalhistas que "atrapalham" os negócios, os governantes (em gabinetes com ar condicionado "25 bala!") reclamam que o povo é mole, não é chegado ao "trabalho duro". Os juízes dizendo que as leis trabalhistas "defendem" os trabalhadores (????) e que existem juízes que ficam do lado dos trabalhadores (serão comunistas?), uma mídia que exalta os acertos do mercado e os gurus que perseguem o "equilibro" (??? equilíbrio para quem?). E todos aqueles que bateram panelas pois o povo está com a panela vazia e não teem o que dar de comer para seus filhos!
Ah, como seria bom podermos trabalhar 36 horas por dia !
(1): http://blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/2016/10/29/governo-discute-cobrar-inss-de-aposentados-mas-protege-ricos-de-taxacao/
Nenhum comentário:
Postar um comentário