sábado, 29 de outubro de 2016

Trabalhar bastante é bom e pode. Por que não trabalhar 36 hs por dia ?!?!?

Ao ler uma postagem do Jornalista Sakamoto (1), me vem a idéia de Zéfa (como é chamada) a Sra que limpa e mantem 2 andares em uma instituição.

Ela já beira os 60. São 2 hs para ir e 2 para voltar ao trabalho e trabalha as 44 hrs mais um acréscimo de 2hs ao dia que lhe rendem algo em torno de R$ 200,00 a mais na folha de pagamentos. -Ah, como faz diferença! Mulher trabalhadora, forte, todos se espelham nela, das outras faxineiras até o Diretor. -Ah se eu tivesse a saúde desta mulher!

Pois a mulher já TEVE MUITA saúde, é uma guerreira. Porem a idade chega e a hérnia em suas costas faz com que a saúde, de fato, já não seja aquilo tudo. Continua trabalhando a jornada que tinha aos 30, 40 anos. As coisas já não estão muito bem. A alguns anos está tendo que tomar anti-inflamatórios  (AI) fortes e a gente aqui faz até vaquinha, pois uma caixa de AI é 3, 4 refeições a menos na mesa de Zéfa. Mas a gente continua apoiando aquela mulher forte. - Ela de fato faz coisas que as de 40 nem chegam perto, alguns dizem. Mulher exemplo, não?

Sim, exemplo de trabalho e obstinação! Pena que tenha morando, com ela, uma neta desempregada. Tem muita gente precisando de emprego e Zefá não pode deixar sua neta na mão, ela não tem "experiencia" então os empregadores dão preferencia aos mais experientes como Zéfa.

E assim nossa amiga continua, dores insuportáveis mas não pode parar. Agora, com o apoio do Seu Michel, ela pelo menos não vai mais ser chamada de vagabunda que quer "parar cedo". Tem mais alguns anos pela frente de serviço digno e firmeza de caráter.  Não irá se aposentar "cedo".

Mas o que o Sr Michel não percebe é que Zéfa talvez não chegue aos 65. Os AIs estão acabando com seu figado e com ele os rins. Seus exames de sangue não lhe dão bons prognósticos: creatinina alta, triglicerídeos alto, algo não vai bem. Será que ela chega aos 65? Eu, como bioquímico, aposto que talvez chegue, sua estrutura é perfeita. coração perfeito. Mas as dores nas costas irão piorar, mesmo com os AIs, e chagará um momento que lhe será impossível sair de uma cama (sentada a coisa é ainda pior) sem ter dores horrendas. Alem disso, com o colapso do figado, outros órgãos irão junto fazendo que sua vida já não seja o "céu que até então viveu". Problemas visuais, artrites, outras inflamações irão lhe cobrar a segunda idade que não teve. Não, ela não fuma nem bebe! Mas jornadas extensas e remédios para torna-las possíveis irão cobrar o preço na terceira idade.

Mas para o INSS, pensa Temer em seus botões, será bom. Imaginem cobrar de uma Sra, um dinheirinho para que tenha uma velhice digna, mas que morra antes de "gozar"do direito?!?!? É o céu, o maná! - Cobrei a vida toda e quando chegar a hora de retornar me safo! Lucro? 100% ? Não, lucro infinito pois quanto é um numero dividido por 0? Céu dos céus!

E como Zefa, alguns milhões por ai estão neste mesmo estado. Pensa então Temer: -Ah se não fosse estes casos, como fechar a seguridade social? Mas a realidade é outra, amigos. Em relação ao bolo, este volume não representa quase  nada, ou digamos, 5 ...  10%. do bolo  Mas estamos falando de muitos bilhões e o juros, aqueles que atuam sobre os outros 90% (e que hoje encontra-se em no minimo 15%) irá representar um acréscimo de 20% no bolo, ao ano, Os 10% que economizamos com as Zefás, Sr Michel, não ajudam nada. É como tirar o leite dos meus filhos pequenos para pagar meu carro zero. relação custo/benefício ZERO.

Mas o Sr Michel vai pensar: e os outros que se encostam na previdência?!?! -Ah, este sim tem que pagar. Sim, Sr Michel, existe desvio de função, existe corrupção, mas será que a resposta não é ir atrás dos corruptos??? Matar um sistema, que permita uma terceira idade digna, porque existem desvios não nos parece uma resposta racional. Seria como pensar:  estão adulterando a gasolina do meu carro. Oras, vamos acabar com os carros! Eureka, resolvi o problema da gasolina adulterada !!! Ou como diz o nosso já velho Joelmir, vamos matar os carrapatos matando a vaca !!!  A pérola da administração !   E existem aqueles que tem aposentadorias dignas de magnatas  (300.00 ....  500.000 ao ano) e aqueles outros com 5, 6, 7 aposentadorias de magnatas. Devem ser pessoas próximas a deuses, penso. Deve ser, meu amigo me disse que os ricos são ricos pois foram escolhidos por deus !

Mas para Zéfa as coisas continuam ruins. Ela suporta, não sei como. Também tenho hernia e as dores são horríveis. Sinceridade, não sei como aquela mulher resiste!  E todo este esforço por nada ?!?! Pois sabemos que não irá resolver o problema do "déficit".

Enquanto isso a neta dela estuda para não "ser" como a avó. Mal sabe ela que o emprego, na maneira que conhecíamos, está extinto. Quando a garota se formar, ela fará parte  daquele 1% que encontrará uma vaga na área que estudou. Afinal ainda existem milhões "competindo" no mercado, milhões mais experientes e que trabalham até os 65, 70, 75 pois precisamos resolver o problema das aposentadorias, da conta que "não fecha". Incrível não, amigos, alguns trabalhando até a exaustão tirando o lugar de outros, MAIS JOVENS, que querem e precisam trabalhar!

O restante terá que se contentar com sub-empregos, pagando talvez menos o quê a Zéfa recebeu. Se a garota tiver feito algum tipo de empréstimo, sinto lhe dizer, Zéfa, a tua neta trabalhara para pagar um empréstimo que não lhe serviu para nada, a não ser para trabalhar muito para pagar o empréstimo. É o que chamamos de trabalhar por nada.

Outras filhas e netas talvez não tenham a mesma sorte. A firmeza e exemplo de caráter de Zéfa foi uma referencia na formação moral da garota, mas outras não têm a mesma sorte: Pais alcoólatras, mães com condutas nem sempre exemplares. A estas sobrará a sorte do submundo. Talvez resistam a prostituição, as drogas, mas o companheiro encontrado não será "aquele" exemplo,  e certamente o ciclo se perpetuará, família desestruturada que terão filhos "problemáticos".

Enquanto isso, no país da mídia, os empresários reclamam dos direitos trabalhistas que "atrapalham" os negócios, os governantes (em gabinetes com ar condicionado "25 bala!") reclamam que o povo é mole, não é chegado ao "trabalho duro". Os juízes dizendo que as leis trabalhistas "defendem" os trabalhadores (????)  e que existem juízes que ficam do lado dos trabalhadores (serão comunistas?), uma mídia que exalta os acertos do mercado e os gurus que perseguem o "equilibro" (???  equilíbrio para quem?). E todos aqueles que bateram panelas pois o povo está com a panela  vazia e não teem o que dar de comer para seus filhos!

Ah, como seria bom podermos trabalhar 36 horas por dia !


(1): http://blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/2016/10/29/governo-discute-cobrar-inss-de-aposentados-mas-protege-ricos-de-taxacao/


quinta-feira, 27 de outubro de 2016

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Sakamoto e a família governo que não pode gastar mais do que recebe.

Não tinha como registrar esta comparação do Sakamoto dos gastos do governo com os gastos de uma família. Foi no fígado!

Comparação do governo Temer entre as contas do país e de um lar é ofensiva


Eu adoro essas comparações que o governo federal está veiculando, entre o orçamento do país e o de uma residência.
Isso é um incentivo à democracia. Porque prova que qualquer um, absolutamente qualquer um, pode ser Presidente da República, ministro da Fazenda ou responsável por uma campanha de comunicação do poder público.
A ideia do governo foi mostrar que é necessário e urgente a aprovação de um teto para limitar o crescimento dos gastos públicos, representado pela Proposta de Emenda Constitucional 241. E que tanto um Estado quanto uma família não podem gastar mais do que recebem. E, infelizmente, quando isso acontece, um redimensionamento de gastos deve ser feito.
Mas o governo esconde da comparação a realidade do cenário, principalmente no que diz respeito aos sacrifícios de cada um dessa família. Vamos aos fatos:
A família realmente está cagada e o orçamento vai de mal a pior.
O governo, que é o chefe da família, não está conseguindo mais ganhar o suficiente para manter a todos e decide restringir o orçamento por 20 anos.
A medida mais importante é cortar os investimentos na educação do filho do meio, que, agora, só vai para a faculdade se suar para passar em uma pública. E reduziu-se a frequência de ida ao dentista do caçula de uma vez por ano para uma a cada três. Se os dentes ficarem cariados, paciência, arranca – que é até mais barato que obturar e fazer uma restauração.
Contudo, o filho mais velho, que mora na mesma casa, foi mimado pelos avós, contou com as melhores condições para se educar e ganha muito bem, é poupado pelo chefe da família de ter que contribuir com a situação. Enquanto o cinto dos filhos menores e mais vulneráveis é apertado, este outro, mais velho, vai continuar trocando de carro todo ano, dando joias caras de presente e bebendo apenas água que escorreu do Himalaia flavorizada com hálito de cabrito montanhês da Escócia.
O problema é que o chefe dessa família também toma dinheiro emprestado de um agiota a juros escorchantes e nunca pediu uma checagem para verificar se a dívida tá correta ou não. Tem medo do que o agiota vá pensar e de ficar mal falado na praça.
Alias, o filho mais velho, de tempos em tempos, pede um dinheiro para o chefe da família para subsidiar seus negócios. Os juros? De pai e mãe.
Todo o esforço de economia feita em casa não vai para comprar uma nova roupa para a molecada que já usa os mesmos trapos há anos, muito menos fazer um bolinho de aniversário para o caçula que nunca ouviu um mísero ''parabéns a você''.
Nunca falta recursos, porém, para que o chefe da casa (Poder Executivo) possa estar sempre impecável e durma com conforto, comendo do bom e do melhor. Ou mesmo que os tios e tias (Legislativo e Judiciário) viajem todos os anos para tirar férias em um excelente lugar.
De vez em quando, a parte dos filhos que se estrepa nessa percebe que, na época de vacas gordas, os outros se dão muito melhor que eles e, na época de vacas magras, só eles se dão mal.
Daí, resolvem reclamar e, por isso, tomam bronca e são chamados de ingratos, burros e mal-agradecidos. Até de comunistas.
Afinal de contas, são muito inocentes para entender como as coisas funcionam. E precisam de campanhas publicitárias, pagas com seu próprio dinheiro, para aprender isso.
Na vida real, nenhuma família – com exceção das muito doidas – viveriam assim. Mas o governo vive.
Não se explica macroeconomia com exemplos de economia doméstica. E nem é porque um país emite títulos de dívida pública e dinheiro e uma família não.
Mas sempre que alguém tenta fazer isso toma como exemplo um chefe de família que se importa menos com a dignidade dos seus filhos do que com a felicidade do gerente do banco…

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Colaboração para o xadrez da vivandeiras, 17/out

http://jornalggn.com.br/noticia/o-xadrez-das-vivandeiras-dos-quarteis

A análise do xadrez tem-se feito muito baseada nas peças grandes: Temer, PGR, STF, etc, mas nesse momento o jogo vai ser desequilibrado e comandado pelos peões como sugere o xadrez desenvolvido. Explicando:

O Brasil é um País continental e uma das maiores economias mundiais. Como disse em outro post, apesar de darmos o nome de golpe brasiguaio, um país como o Brasil tem tantas vertentes que é impossível jogar com poucas peças. O que se dirá do comando central que começou lá em 2012/13 montando o jogo com "protestos de rua" (a copa foi usada como pretexto para colocar os inocentes úteis na rua), mobilização da PF em torno da LJ, Empoderamento do PGR e procuradoria, a mídia dando as cartas, etc. Enfim, todo o xadrez jogado até o momento.

Mas aos poucos a sociedade brasileira vai dando sinais de sua resiliência e o artigo do Cezar Leite é sintomático. Na parte civil, os estudantes estão parando a educação num sinal de vigor que só vimos nas greves do ABC. Hoje se falou em vigília em SBC mostrando que a prisão do Lula não será sem um custo a pagar. Muito em breve os verde/amarelos começarão a fazer sua parte mostrando a insatisfação da classe média com o "esfriamento" da LJ, Cunha/Temer soltos e a camarilha bombando. Basta o PSDB dar o comando e a turma sai nas ruas.

A propósito, o próprio PSDB mostrou uma heterogeneidade tal que sua base "jovem" tem mostrado apoio aos progressistas, fora que o Dória é um espinho que parou na garganta dos caciques do partido. O jogo a partir de 2017 para "destronar" o Temer vai mexer com tantas forças que não descarto, então, a atuação "necessária" dos militares. Em nome da governabilidade, a oposição estourou a fossa asséptica, a merda está toda espalhada e não há onde colocar os rejeitos. Sim, o rejeito está espalhado por toda a nação.

Diria até que, com o aprofundamento da crise em 2017, movimentos separatistas irão ganhar força descomunal e se não for feito um bom trabalho junto a cadeia de comando das forças militares, de fato podemos ter rachaduras dentro da cultura brasileira e do núcleo dura da nação, o poder militar.  Mas no momento são apenas conjecturas que explicam a dimensão continental do jogo jogado.

Quando a crise chegar nos serviços essenciais (transporte, saúde e segurança) as greves em setores estratégicos irão endurecer o jogo, fazendo com que as atitudes e ações saiam do médio prazo e passem para o curto prazo, com um sentido de urgência como nunca vimos neste Brasil.  Acho que as amostras que tivemos durante o segundo governo FHC será apenas um traque diante do rojão que está pronto para estourar.


Enfim, em minha opinião os peões irão caracterizar o jogo já a partir do inicio de 2017 e as conseqüências são inestimáveis, impossíveis de serem previstas.



PS: a história moderna nos ensinou que guerra civil não é necessariamente aquele jogo de mocinhos/bandidos onde eles se matam em nome de ideologias. A guerra civil moderna é muito mais complexa bastando ver o que acontece no Rio na guerra entre trafico, povo, milícias, militares e poder "central" (que hoje já tem muito pouco de central)

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Artigo sobre a economia de transição

O Professor nos dá boas idéias de como deve ser esta transição, uma economia baseada no consumo do petróleo para uma economia sem consumo de carbono. Responde porquês mas não o como. Como?  Muito investimento em Ciencia e Tecnologia orientada!

http://jornalggn.com.br/blog/almeida/economia-mais-eficiente-e-economia-sem-desigualdades-diz-gael-giraud#comment-1001638

sábado, 8 de outubro de 2016

O que é o lucro? (What is the profit?)

Dentro do modelo que estou desenvolvendo, o capitalismo assume feições nunca imaginadas. Minha tese que os homens tem que viver sob uma ética humana e Universal enquanto a natureza "pensa" capital, é uma maneira universal de pensar a vida no cosmos.

Então vamos falar sobre o lucro. No sentido estrito o lucro é o resultado final do produto do trabalho humano menos aquilo que foi "distribuído"(pago) aos autores destes produtos. Outros falam em remuneração do capital mas é estorinha para crianças dormirem. Na ciência não existe esta coisa alguns são mais iguais que outros, é tudo processo. Como disse anteriormente em outro posto, o capital é aquilo que sobra na forma de produtividade do trabalho humano. A inteligencia humana permite "direcionar" o capital de tal maneira que processos possam ocorrer sob menor uso de energia pelo tempo.

Bem, aparentemente o lucro é o que sobre deste processo inteligente. Sim, o lucro pode ser apropriado pois inventamos o dinheiro, a projeção do valor no tempo.  Mas e se introduzirmos o termo inteligencia nesta equação???  Afinal, como disse, é a inteligencia que direciona os processos e os torna mais produtivos. Para o capitalismo tradicional, capital é uma soma de valores, eu defino como uma soma de zeros.

Bem, a inteligencia é natureza humana, é criação. Então o lucro deve ser algo que "filtra" a inteligencia daquilo que é material, soma de zeros. Minha tese é a seguinte: lucro é a capacidade de aproveitarmos a criatividade humana com um fim. Logo, lucro são pessoas... e o capitalista logo dirá:  então eu sou o lucro!  Pobre ignorante selvagem achar que ele é a cereja do bolo   :)  Seria como dizer que a gravitação universal é Isaac Newton. Não, Newton apenas nos descreveu a gravitação, a gravitação e .... a gravitação.

Carta de desagravo contra o golpe e o autoritarismo que se instala no Brasil

Sabemos que movimentos democráticos não são levados em conta por aqueles que não gostam de votos, mas para cada comentário, cada assinante de uma carta de protesto, para cada cidadão que expõe seu inconformismo com o totalitarismo, cada uma dessas ações compõem um oceano que os torna simples vermes da história humana.

Link para carta de desagravo:
http://inverta.org/jornal/agencia/movimento/carta-de-desagravo-do-xi-seminario-internacional-de-luta-contra-o-neoliberalismo-a-ex-presidenta-dilma-vana-rousseff-e-ao-ex-presidente-luiz-inacio-lula-da-silva

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Will They accomplish what started in 2013? Aleppo appears be the red line

This is bad news from front.  Russia practicing a disaster nuclear and fire fight National exercises (1) few days after EUA get ready for no fly zone area in Síria (2) and Putin declaring "no more talks": either EUA starts a new 3rd war or get ready for a multipolar talks (3). It's not good, Sirs.

(1) http://www.zerohedge.com/news/2016-10-03/40-million-russians-take-part-radiation-disaster-drill-days-after-us-general-warns-w

(2) https://sputniknews.com/russia/20161001/1045910777/dunford-hillary-war-syria-russia.html

(3) https://www.bloomberg.com/view/articles/2016-10-04/putin-s-ultimatum-to-the-next-u-s-president

Adaptação de Brecht para o estado de exceção no Brasil

Primeiro foram uns manifestantes.

A Polícia Militar de São Paulo deteve 26 jovens antes de uma manifestação contra o governo Michel Temer na capital paulista no dia 6 de setembro. De acordo com o governo estadual, os adultos foram indiciados por associação criminosa, formação de quadrilha e corrupção de menores. Um juiz mandou soltar a todos, dizendo que não estamos mais em uma ditadura para prender alguém com o objetivo de simples averiguação.

Mas não me importei com isso. Eu não era manifestante.

Depois atacaram alguns jornalistas.

Irritado ao ter sua decisão criticada, o desembargador Ivan Sartori – um dos responsáveis por anular o júri do Massacre do Carandiru, que defendeu a absolvição dos policiais por acreditar que a morte de 111 presos ocorreu em ''legítima defesa'' – sugeriu que a imprensa de São Paulo recebe dinheiro do crime organizado. Isso ocorre pouco depois do fotógrafo Sérgio Silva ter sido considerado pela Justiça do Estado de São Paulo o único culpado por ser atingido por uma bala de borracha e perdido o olho esquerdo. O disparo partiu da Polícia Militar, cuja repressão a um protesto pela redução na tarifa dos transportes públicos, no dia 13 de junho de 2013, deixou um rastro de manifestantes e jornalistas feridos.

Mas não me importei com isso. Eu também não era jornalista.

Então, foram os direitos dos mais pobres.

O governo Temer, com o apoio de empresários, está tentando mudar a Constituição para impedir que investimentos públicos cresçam além da inflação. A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, que conta com apoio no Congresso Nacional, causará impactos em áreas como educação e saúde. Afinal, para tornar o ensino digno e acabar com as filas nos hospitais será necessário muito mais dinheiro. O governo federal tem apresentado medidas para combater a crise econômica que afetam a qualidade de vida dos mais pobres, mas não inclui ações como o aumento dos impostos dos mais ricos ou a taxação de dividendos vindos de empresas.

Mas não me importei com isso. Eu também não era pobre.

Aí, calaram alguns estudantes.

O Ministério da Educação vai implementar uma reforma do Ensino Médio por meio de uma Medida Provisória e não por um processo que deveria congregar Congresso Nacional e a sociedade. Com isso, ignora milhões de profissionais de educação, militantes que participam dos inúmeros fóruns e instâncias de educação no país e alunos que ocupam escolas em busca de uma voz. Ninguém nega que debater essa etapa de ensino é urgente, pois o desempenho é sofrível, o currículo é desinteressante e a evasão, monstruosa. Mas o governo preferiu silenciar o debate, baixando um “cumpra-se”, aplicando um novo modelo questionável e fora da realidade.

Mas não me importei com isso. Eu também não sou mais estudante.

Em seguida levaram alguns cortadores de cana e pedreiros.

O governo federal propôs uma Reforma da Previdência que estabelece uma idade mínima de até 65 anos para se aposentar, apontando que isso é a única saída para evitar que o país quebre. Com a mudança na expectativa de vida e na estrutura do mercado de trabalho do país é natural que se discutam mudanças na Previdência. Mas a mudança na lei está sendo conduzida a toque de caixa e sem o devido debate público. De acordo com alguns sindicatos, quem mais vai sofrer são os que começam a trabalhar muito cedo e atuam em atividades braçais, usando força física, e que, por isso, morrem antes do resto da população.

Mas não me importei com isso. Eu também não era cortador de cana, nem pedreiro.

Depois ignoraram a Constituição.

A maioria do Supremo Tribunal Federal decidiu, nesta quarta (5), que réus condenados pela Justiça podem ser presos a partir de sentença em segunda instância. Contudo, a Constituição Federal prevê o princípio da presunção da inocência, portanto, o direito à liberdade enquanto houver direito a recurso. Ou seja, quem não contar com uma boa banca de advogados para levar e garantir vitórias nos tribunais superiores, fica na cadeia. No final do ano passado, o STF havia decidido que é permitida a invasão de domicílio à noite para a realização de busca e apreensão se a autoridade policial tiver ''fundadas razões'' para suspeitar da prática de um crime. A Constituição Federal demanda ordem judicial prévia para a invasão de domicílio. Como afirmou Eloísa Machado, professora da FGV Direito SP, arrombar a porta de um barraco continuará a ser bem mais fácil do que arrombar a porta de uma mansão.

Mas não me importei com isso. Porque não preciso da Constituição.

Agora estão me levando.

Mas já é tarde. Porque não me preocupei com ninguém.


http://blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/

Coleção de links históricos e análises

Este post será destinado a armazenar analises atuais, sendo descrito por primeiro o periodo e em segundo os tópicos.

Analise de L Carrasco sobre o colonialisno e o pós-colonialismo moderno e a reação a nova ordem mundial - secs XV-XXI
http://jornalggn.com.br/noticia/o-neocolonialismo-pos-moderno-como-ameaca-ao-estado-nacional-por-lorenzo-carrasco

Sequencia de V Pomar sobre a luta de classes na história do Brasil (Pensando a longo Prazo)
http://www.correiocidadania.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12144:pensando-a-longo-prazo--legados-do-patrimonialismo&catid=14:wladimir-pomar&Itemid=88

1982, vitoria do Brizola e derrota da proconsult:
http://jornalggn.com.br/noticia/publiquem-hoje-antes-que-prendam-o-lula-por-armando-coelho-neto

Inicio Sec XXI, geopolítica e elementos causadores de mudanças:
http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Internacional/Os-10-pontos-que-explicam-o-Novo-Sistema-Mundial/6/36951

Desesperança no inicio do Sec XXI:
http://jornalggn.com.br/blog/arkx/guerra-de-mundos-exilio-por-arkx#comment-1000434

O porquê de espanhois, mexicanos, etc, terem ficado com o filé durante o entreguismo de FHC (1994-2002)!
http://jornalggn.com.br/blog/rdmaestri/quem-vai-negociar-com-uma-horda-por-rogerio-maestri
http://jornalggn.com.br/fora-pauta/o-terceiro-ajuste-o-outro-passo-do-golpe-por-sergio-medeiros

20out2016- Parlamento alemão discute o golpe no Brasil:
http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/No-Bundestag-Brasil-em-debate/4/37047

O 5 que não é 3 mas parece- Final 2016:
http://jornalggn.com.br/noticia/a-farsa-jato-e-a-%E2%80%9Cdisciplina-da-quebrada%E2%80%9D-por-armando-coelho-neto
Xadrez dos impasses pós-golpe
http://jornalggn.com.br/noticia/xadrez-dos-impasses-do-governo-temer