terça-feira, 28 de junho de 2016

Pepe Escobar: cadê o povo? Brexit serve a quem? Inglaterra, periferia da Europa?

Análise financeira das relações da "nova" Inglaterra com o Continente, com o bloco. Ele descreve como as coisas se complicam para a Inglaterra sem o bloco, porém deve ser dito que o bloco sem a Inglaterra é como EUA sem Wall Street, um país sem centro econômico. Novela interessante onde cada capítulo conta   :)

http://outraspalavras.net/capa/por-que-nao-vale-chorar-pela-uniao-europeia/

segunda-feira, 27 de junho de 2016

O quebra-cabeça do capital, geopolítica e da crise política brasileira, por Piero Leirner (retirado do blog do Nassif)

Este é para guardar e analisar. Bela analise sobre a inflação inter-bancaria que explica muita coisa.

http://jornalggn.com.br/noticia/o-quebra-cabeca-do-capital-geopolitica-e-da-crise-politica-brasileira-por-piero-leirner
(retirado do blog do Nassif. Vale a pena, amigos)


domingo, 26 de junho de 2016

Analise sobre o não a UE. A quem serve a unidade?

Artigo de Pierre Lèvy exatamente na linha onde os mais pobres são aqueles que disseram não a uma integração que lhes acena com uma vida européia que já não existe mais, mas que na verdade lhes tira qualquer soberania de modificar este estado de coisas que só lhes fez retroceder os direitos sociais.

http://resistir.info/europa/morte_da_ue_24jun16.html

Original em frances:
https://francais.rt.com/opinions/22682-union-europeenne-morte

E ainda outro do Matê da Luz muito assertivo:
http://jornalggn.com.br/blog/mate-da-luz/a-saida-do-reino-unido-da-uniao-europeia-e-algumas-perguntas-polemicas#comment-950110

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Brexit - Nenhuma surpresa ! (Brexit - no surprise)

Assim como o golpe aqui no Brasil que não resistiria a 1 dia se não fosse a mídia e o peso do establishment, a UE, no momento, trata-se de uma fantasia, um conto de fadas para midiótas irem dormir, que também não resistiria a 1 dia.

A União colocou nas costas do povo europeu todas as regalias do establishment europeu, socorreu os bancos com dinheiro publico devido ao golpe da pirâmide norte-americano (1), invadiu o Iraque á revelia da ONU apenas por capricho, pelo lambe-botas Blair (2); ao invés de levar bem estar a toda comunidade, concentrou o bem estar nos 1% do povo alemão (e mais alguns outros lambe-botas dos outros "parceiros") e, para coroar com a cereja do bolo, deu moral para a guerra fria 2.0 tornando a Europa um dos lugares mais inseguros do mundo.  Enfim, a União ao invés de cumprir uma utopia, na verdade concretizou uma distopia!

O que estes lideres quiseram era o aprofundamento de um estados de coisas que não tem nada a ver com a UE: um liberalismo que coloca o povo em segundo plano e aventuram-se nas fantasias imperiais banidas pós-segunda guerra. Amigos, se o bloco não explodisse, o povo explodiria!; haja visto o objetivo dos últimos ataques islâmicos. Muitos atribuem estes ataques a vingança dos árabes, a um terrorismo cego.  Mas devemos considerar que um fração significativa dos europeus é árabe, para não citar a França (3). Estes ataques são consequência e não a causa do terrorismo. O terrorismo dorme com este lideres e não o oposto. Blair deveria ser condenado por crimes contra a humanidade, porem anda solto e feliz dando "consultorias". Consultoria para quem? A respeito de quê? Como tornar a União mais violenta, mais retrógrada com os ideais que foram sufocados com a segunda guerra?

Quando Snowden estava "foragido" devido ao escândalo da NSA, o bloco fez DESCER um avião presidencial sob alegação de uma denuncia onde o avião levava um terrorista (sem citar nomes). Rasgou-se todas as regras de convivência internacional por causa de uma...."denuncia"?!?!(4)  A Rússia já estava  integrada parcialmente ao bloco, correspondendo a maior rota de exportações/importações fora do bloco(5). Os norte-americanos embarcam em mais uma aventura golpista fora do território americano derrubando o presidente ucraniano(6) e quase nos colocando numa terceira guerra mundial devido ao imbróglio Síria(7). O que os europeus fizeram? Baniram seu parceiro econômico, acuou os russos e a OTAN hoje está nas fronteiras russas. Calma ai! Os europeus hoje tem centenas de misseis apontados para eles a troco de quê???  Empurram os russos de volta para as aventuras imperialistas nucleares que presumia-se acabado em 1991(8)? Ganham os americanos reativando sua indústria bélica e perda a humanidade!

É por isso amigo que não vejo surpresa nestes resultados. Isto é apenas o primeiro passo de uma longa distensão política com data de termino não definido. Como disse Lagarde, temos minado a confiança do povo a respeito do capitalismo e das ideias liberais(9). A resposta ao avanço social é o fascismo. Alguém tem dúvida do futuro que nossos lideres atuais nos reservam?

atualização em 28/out/16. Uma boa análise do Prof  Douglas Voigt e tradução em Carta Maior onde ele mostra como a população aos poucos vai perdendo a confiança no capitalismo:
http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Internacional/Pelo-bem-da-Europa-os-social-democratas-devem-reconhecer-que-o-capitalismo-e-uma-fonte-de-injustica/6/37095

1- http://ec.europa.eu/economy_finance/explained/the_financial_and_economic_crisis/why_did_the_crisis_happen/index_es.htm
2- https://jus.com.br/artigos/4091/notas-as-manifestacoes-da-comissao-internacional-de-juristas-sobre-a-invasao-do-iraque
3- http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/11/151113_ataques_paris_analise_pai_rg
4- http://www.diplomatique.org.br/artigo.php?id=1466
5- http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/russia-fecha-mercado-a-quase-todos-os-alimentos-de-ue-e-eua
6- http://jornalggn.com.br/noticia/a-ucrania-e-o-golpe-engendrado-pelos-eua-desinformacao-e-violencia
7- https://www.rt.com/usa/183432-isis-syria-obama-military/
8- https://pt.wikipedia.org/wiki/Pacto_de_Vars%C3%B3via
9- https://www.imf.org/external/np/speeches/2014/052714.htm

quinta-feira, 23 de junho de 2016

O autor postula uma abordagem mista entre capitalismo e socialismo, onde políticas de emprego e renda deveria ser substituida pela criação de trabalho e renda.

Artigo postado no blog do Nassif, para ler e reler, infelizmente um portugues.

A economia solidária, como o novo Bolsa Familia