sexta-feira, 24 de junho de 2016

Brexit - Nenhuma surpresa ! (Brexit - no surprise)

Assim como o golpe aqui no Brasil que não resistiria a 1 dia se não fosse a mídia e o peso do establishment, a UE, no momento, trata-se de uma fantasia, um conto de fadas para midiótas irem dormir, que também não resistiria a 1 dia.

A União colocou nas costas do povo europeu todas as regalias do establishment europeu, socorreu os bancos com dinheiro publico devido ao golpe da pirâmide norte-americano (1), invadiu o Iraque á revelia da ONU apenas por capricho, pelo lambe-botas Blair (2); ao invés de levar bem estar a toda comunidade, concentrou o bem estar nos 1% do povo alemão (e mais alguns outros lambe-botas dos outros "parceiros") e, para coroar com a cereja do bolo, deu moral para a guerra fria 2.0 tornando a Europa um dos lugares mais inseguros do mundo.  Enfim, a União ao invés de cumprir uma utopia, na verdade concretizou uma distopia!

O que estes lideres quiseram era o aprofundamento de um estados de coisas que não tem nada a ver com a UE: um liberalismo que coloca o povo em segundo plano e aventuram-se nas fantasias imperiais banidas pós-segunda guerra. Amigos, se o bloco não explodisse, o povo explodiria!; haja visto o objetivo dos últimos ataques islâmicos. Muitos atribuem estes ataques a vingança dos árabes, a um terrorismo cego.  Mas devemos considerar que um fração significativa dos europeus é árabe, para não citar a França (3). Estes ataques são consequência e não a causa do terrorismo. O terrorismo dorme com este lideres e não o oposto. Blair deveria ser condenado por crimes contra a humanidade, porem anda solto e feliz dando "consultorias". Consultoria para quem? A respeito de quê? Como tornar a União mais violenta, mais retrógrada com os ideais que foram sufocados com a segunda guerra?

Quando Snowden estava "foragido" devido ao escândalo da NSA, o bloco fez DESCER um avião presidencial sob alegação de uma denuncia onde o avião levava um terrorista (sem citar nomes). Rasgou-se todas as regras de convivência internacional por causa de uma...."denuncia"?!?!(4)  A Rússia já estava  integrada parcialmente ao bloco, correspondendo a maior rota de exportações/importações fora do bloco(5). Os norte-americanos embarcam em mais uma aventura golpista fora do território americano derrubando o presidente ucraniano(6) e quase nos colocando numa terceira guerra mundial devido ao imbróglio Síria(7). O que os europeus fizeram? Baniram seu parceiro econômico, acuou os russos e a OTAN hoje está nas fronteiras russas. Calma ai! Os europeus hoje tem centenas de misseis apontados para eles a troco de quê???  Empurram os russos de volta para as aventuras imperialistas nucleares que presumia-se acabado em 1991(8)? Ganham os americanos reativando sua indústria bélica e perda a humanidade!

É por isso amigo que não vejo surpresa nestes resultados. Isto é apenas o primeiro passo de uma longa distensão política com data de termino não definido. Como disse Lagarde, temos minado a confiança do povo a respeito do capitalismo e das ideias liberais(9). A resposta ao avanço social é o fascismo. Alguém tem dúvida do futuro que nossos lideres atuais nos reservam?

atualização em 28/out/16. Uma boa análise do Prof  Douglas Voigt e tradução em Carta Maior onde ele mostra como a população aos poucos vai perdendo a confiança no capitalismo:
http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Internacional/Pelo-bem-da-Europa-os-social-democratas-devem-reconhecer-que-o-capitalismo-e-uma-fonte-de-injustica/6/37095

1- http://ec.europa.eu/economy_finance/explained/the_financial_and_economic_crisis/why_did_the_crisis_happen/index_es.htm
2- https://jus.com.br/artigos/4091/notas-as-manifestacoes-da-comissao-internacional-de-juristas-sobre-a-invasao-do-iraque
3- http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/11/151113_ataques_paris_analise_pai_rg
4- http://www.diplomatique.org.br/artigo.php?id=1466
5- http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/russia-fecha-mercado-a-quase-todos-os-alimentos-de-ue-e-eua
6- http://jornalggn.com.br/noticia/a-ucrania-e-o-golpe-engendrado-pelos-eua-desinformacao-e-violencia
7- https://www.rt.com/usa/183432-isis-syria-obama-military/
8- https://pt.wikipedia.org/wiki/Pacto_de_Vars%C3%B3via
9- https://www.imf.org/external/np/speeches/2014/052714.htm

Nenhum comentário: