quarta-feira, 11 de junho de 2014

Nestes tempo de guerra (Iraque, Afeganistão) e muitas ameaças (Libia, Siria, Ucrania), a paz nunca foi tão necessária! Redundância? Não, o apelo pela paz motivou até o Papa Francisco a uma vigilia no final do ano passado!
A encruzilhada -Ucrânia- está a ser um ponto de viragem. Nunca o ocidente hostilizou tanto a Russia e nunca a Russia teve que ser tão prudente e sensata para evitar uma 3a guerra mundial. Os EUA tentaram atraves do Iran: não conseguiram, o Iran está muito bem estruturado para desequilíbrios. Tentaram através da Siria: não parece mas a Siria esta conseguindo a pacificação. Então tentaram o tiro de misericórdia: tornar a Ucrania um novo membro da OTAM. É ai que mora o perigo. Não que a Russia responda com a guerra, mas que os EUA tente dar o primeiro tiro! Numa guerra nuclear, quem der o primeiro tiro tem as melhores chances, ainda mais se tiver um "escudo anti-misseis"  na divisa do oponente!

Para uma visão geral da situação, disponho o link de uma boa análise de Israel Shamir, um jornalista um tanto polêmico ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Israel_Shamir ) mas que concordo com a totalidade do artigo.

http://www.globalresearch.ca/putin-like-hitler-how-did-prince-charles-get-it-so-wrong/5383160

Nenhum comentário: