segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Ponto da situação politica: inicio mar/2016 - Implosão do PSDB

Análise muito rica do Sr L Nassif sobre a situação atual onde existe a possibilidade concreta do  ex-presidente Lula ser preso:

http://jornalggn.com.br/noticia/cenarios-futuros-em-uma-semana-decisiva

Em meu comentário abaixo faço mais algumas considerações sobre a provável implosão do PSDB...

...
Outra consequência desse desvario é o aprofundamento da crise institucional. Como você bem levantou, a consequente ruptura dentro do PSDB com a briga pelo espolio de Lula preso ou liquidado será fatal para o PSDB, porem esta luta pelo poder poderá e muito provável irá apelar para as instituições do MPF e da PF para o juízo das partes interessadas. Para isso servem as instituições. Ma a essa altura eles estarão tão politizadas e enfraquecidas pelo efeito manada que não terão a minima condição de atuar como divisores de água nesta guerra fratricida.
Conclusão: a implosão do PSDB e com isso um rasgo de esperança para governabilidade irá aprofundar ainda mais a crise institucional, econômica e por fim a própria democracia. Teremos muita turbulência social pelos próximos anos mas, por fim, a própria democracia sairá vendedora pois o povo, esquerda, direita e todos os "um pouco mais esclarecidos" entenderão que no final de toda guerra fratricida, o vencedor óbvio é o clã concorrente que leva os frutos da pilhagem sem um mínimo de esforço.

Nenhum comentário: