terça-feira, 26 de julho de 2016

Quem nasceu primeiro, o pato ou o pacto?

Para quem não entendeu, o pato representa o "ganho social" do capital que é roubado pela corrupção sistêmica no Brasil. Alguns pensaram que são os impostos, mas não seriam os impostos justamente aquele capital que retorna para o sociedade para promover o desenvolvimento social pelo qual não é possível o capitalismo avançar?

A revolução burguesa, no Brasil, aconteceu em 2003 pela estratégia de conciliação proposto pelo PT. A isto que chamamos de lulismo. Sim, revolução burguesa. Para nós brasileiros, burguesia é quem tem o dinheiro. Engano. Burgues é quem tem os meios de produção. No Brasil o dinheiro está com aqueles que esfolam os burgueses, um elite retrograda e escravagista que acredita no maná (*), na família e em deus. Mas aqueles que ficaram fora deste pacto (velha elite, Neves, etc) não gostaram e quiseram o poder ... pelo poder. Um golpe para tentar voltar ao poder já que pelo voto não conseguem. 

Até conseguiram achando que poderiam impor á burguesia um pacto de renovação e eliminação da corrupção. alguns acreditaram (principalmente aqueles prepostos do capital que nada têm a perder e outra que acovardou-se por ter o rabo preso e achou que, estando do lado dos golpistas, conseguiriam se livrar.

Mas não havia como comprometer o PT, o "grande vilão que inventou a corrupção no pais" (atenção, aspas, cinismo ligado), sem comprometer aqueles do outro lado da corrupção: os corruptores. Este covardes também seriam executados, não haveria como dar legitimidade ao pato, digo "pacto". Eles foram para a guilhotina pois o mal maior plantado no imaginário coletivo, a continuação de um projeto de esquerda (comunismo), amedronta mais. Afinal, não foi o comunismo que queria "roubar", pela corrupção, o fruto do capital???

Ora pois, o pato agora está sendo empurrado para os pobres pois, os ricos não aceitam pagar o pato, e os golpistas muito menos (de fato eles tem o aparelho de estado nas mãos, vão continuar roubando o pato, os impostos necessários para continuarmos o desenvolvimento capitalista)

Mas esquecem (propositalmente?) a história: qual o porquê da revolução burguesa? Foi ela que permitiu a aprofundamento das relações capitalistas, lembram?

Moral: os capitalistas (brasileiros) abriram mão da revolução burguesa pensando que a aliança com a ditadura/fascismo poderia salva-los da corrupção sistêmica. Ledo engano, promovem um retrocesso institucional e econômico que os fará ter saudades dos "velhos" tempos de Lula, primeiro suspiro social-democrata na frágil democracia brasileira.


(*): maná, alimento que cai milagrosamente do céu.  (https://pt.wikipedia.org/wiki/Man%C3%A1)

Nenhum comentário: