terça-feira, 2 de agosto de 2016

Luta ou luto das classes sociais?

Tenho escrito sobre esta situação quase cômica que é negar que existam classes e que elas lutam pela propriedade dos recursos gerados pelas sociedade. Quase cômico pois é equivalente ao cego que alega não existir luz pois ele não a enxerga ou àquele que tampa o sol com a peneira e diz que tudo está resolvido pois já não existe o sol. Ou o sujeito é  insano ou mentiroso.

Sim, luta-se todos os dias. Todos, em algum momento de seus dias, tem que "vender" sua mão de obra ou seu produto (que foi produzido em algum momento por uma mão de obra) e, neste processo, a luta fica camuflada pela Barganha_do_Preço. Quem ganhar a barganha, vai levar um naco maior para casa.  Marx deu o nome de mais_valia a este naco (1).

No artigo de Vicenç Navarro escrito para o publico.es e traduzido/publicado em Carta Capital (2), esta luta esta contextualizada sobre a enorme crise de valores que a sociedade passa nos dias de hoje e que pode ser facilmente explicado pelo erro que foi tentar tapar com a peneira o fato que a sociedade capitalista viveu este anátema que é a luta da classes. Tentou-se reduzir esta luta por aquela entre indivíduos e dizer que essa luta é saudável, mas as consequências dessa saúde vemos todos os dias: pessoas pisando em outras, homicídios gratuitos, guerras civis e muitas partes do planeta e o surgimento de fenômenos sociais, tal como Occupy (3), que não podem ser explicados sem fazer uso da luta de classes. Sim, vivemos o luto daqueles que acreditavam que ela tinha deixado de existir ... proibindo o uso das palavras Luta_de_Classes.

(1) http://www.significados.com.br/mais-valia/

(2) http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Internacional/Existe-a-classe-trabalhadora-/6/36534

(3) https://pt.wikipedia.org/wiki/Occupy_Wall_Street

Nenhum comentário: