quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Capital x Capitalismo, quem começou primeiro?

O capital, sob o ponto estritamente técnico, é o que sobra na forma de lucro de toda a atividade humana. Existe uma variante da economia, chamada economia termodinâmica(1), que postula ser o capital o resultado liquido da inteligência humana, revelada e consolidada na atividade humana (social). O resultado prático desta atividade é a produtividade.

Os seres humanos procuram a produtividade, fazer mais com menos recursos, pois eles desejam libertar-se da fome e se auto-realizarem com indivíduos sociais que são. É inegável esse movimento. Ele surge com os primeiros homens procurando a sobrevivência em relação a um meio ambiente totalmente adverso a ele. Precisamos de calor e segurança para produzi-lo e isto é o que menos temos em uma terra fria e habitada por feras.

Os mamíferos lutam pelo calor, não existe outra maneira de obter-lo, a não ser pelos açucares produzidos pela fotossíntese e depois ruminados pelos mamíferos que se adaptaram a este modo de digestão(2). Alguns dirão: mas temos as sementes! Sim, as temos, mas elas surgem como a conseqüência da atividade humana procurando aperfeiçoar a procura pelo calor e não como elemento que propiciou a sobrevivência. Quem discorda, procure ler sobre o trigo, toda a história antropológica que esta por detrás desta semente singular(3).

Pois bem, explicado o que é o capital, devemos agora entender como surge o capitalismo. Como a própria palavra indica, é um derivado, é uma perversão do termo. O capitalismo é maneira como o homem apropriou-se dos frutos do capital para torná-lo propriedade. Na luta primordial, homens procuram "concentrar" o capital em suas mãos para aumentarem a chances de sua sobrevivência e de sua prole. Os clãs estão na gênese desta luta, como escrevi em outro momento(4). O capitalismo pressupõe a concentração e a luta para sua perpetuação. Dito isso, afirmo categoricamente: o capitalismo é a perversão da manifestação primitiva de selvagens "concentrando" o capital.

O capital nunca será abolido ou superado. O capital é a maneira como a natureza material se manifesta. As estrelas são provas vivas que em algum momento a energia, aquela que está acumulada no hidrogênio e que teve seu desenvolvimento na ignição e liberação pela compressão dos átomos de hidrogênio e formação do hélio, chegou a nós O capital é a conseqüência da atividade (processo) material da gravidade. Desde os primórdios a atividade humana procura se apropriar deste calor produzido na compressão gravitacional das estrelas(5-6):

 Hidrogênio -> Helio -> luz -> fotossíntese -> açúcares -> alimentos -> calor e vida!

É um ledo engano pensarmos que podemos prescindir do capital. O capital é fruto e não propriedade. Ele é produzido pelo trabalho de homens e uma vez privado, ele é desperdiçado.  O capitalismo sim será vencido, pois o capitalismo é a maneira selvagem, perversa,  da tentativa de apropriação do capital. Os homens evoluíram de selvagens para seres sociais. Não somos mais simples e ignorantes.  A sinergia da sociedade multiplica exponencialmente nosso  poder de geração do capital. Sem a sociedade não teríamos pisado (literalmente) na lua!

Mas os selvagens se apropriam e não distribuem os frutos deste capital para todos aqueles que o produzirem. Ao invés do capital gerar escolas, saúde e segurança para a sociedade e seus indivíduos, o capitalismo produz o desperdício na forma de renda e "arte" acumulada. O capitalista dissipa este capital de volta para o meio ambiente de uma maneira selvagem, totalmente insana sob o ponto de vista do grau evolutivo que se encontra  o homem neste terceiro milênio DC.


As bombas atômicas (a arte final da guerra) podem precipitar o fim da historia se não entendermos que o capital é social. E, uma vez seus frutos concentrado nas mãos de alguns, teremos a extinção da vida pela falência do planeta(7), nossa morada comum, ou como disse o outro, nossa nave comum nesta viagem pelo imenso universo.


(1) http://ecen.com/eee9/ecotermo.htm

(2) http://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/35854678/pubvet20084.PDF?AWSAccessKeyId=AKIAJ56TQJRTWSMTNPEA&Expires=1470234640&Signature=OG6MiELwGdu1Yb2XYXyCO%2BB%2B7eg%3D&response-content-disposition=inline%3B%20filename%3DEstudo_dos_processos_bioquimicos_da_ferm.pdf

(3) https://repositorio.uac.pt/bitstream/10400.3/566/1/JoseNunesCarreira_253-296.pdf

(4) http://freituk.blogspot.com.br/2016/04/clas-selvagens.html

(5) https://pt.wikipedia.org/wiki/Cadeia_pr%C3%B3ton-pr%C3%B3ton

(6) http://decifrandoestrelas.blogspot.com.br/2011/12/o-nascimento-estrelar.html

(7) http://jornalggn.com.br/blog/almeida/quem-vai-derrotar-o-capital-sera-a-terra-diz-leonardo-boff#comment-966440

Um comentário:

Nikki disse...

Muito bom!! Isso explica de maneira bem didática o que é esta doença social pela qual passamos agora. Espero ver depois um texto nesse nível sobre a sociedade alheia a essa teia.