sábado, 8 de outubro de 2016

O que é o lucro? (What is the profit?)

Dentro do modelo que estou desenvolvendo, o capitalismo assume feições nunca imaginadas. Minha tese que os homens tem que viver sob uma ética humana e Universal enquanto a natureza "pensa" capital, é uma maneira universal de pensar a vida no cosmos.

Então vamos falar sobre o lucro. No sentido estrito o lucro é o resultado final do produto do trabalho humano menos aquilo que foi "distribuído"(pago) aos autores destes produtos. Outros falam em remuneração do capital mas é estorinha para crianças dormirem. Na ciência não existe esta coisa alguns são mais iguais que outros, é tudo processo. Como disse anteriormente em outro posto, o capital é aquilo que sobra na forma de produtividade do trabalho humano. A inteligencia humana permite "direcionar" o capital de tal maneira que processos possam ocorrer sob menor uso de energia pelo tempo.

Bem, aparentemente o lucro é o que sobre deste processo inteligente. Sim, o lucro pode ser apropriado pois inventamos o dinheiro, a projeção do valor no tempo.  Mas e se introduzirmos o termo inteligencia nesta equação???  Afinal, como disse, é a inteligencia que direciona os processos e os torna mais produtivos. Para o capitalismo tradicional, capital é uma soma de valores, eu defino como uma soma de zeros.

Bem, a inteligencia é natureza humana, é criação. Então o lucro deve ser algo que "filtra" a inteligencia daquilo que é material, soma de zeros. Minha tese é a seguinte: lucro é a capacidade de aproveitarmos a criatividade humana com um fim. Logo, lucro são pessoas... e o capitalista logo dirá:  então eu sou o lucro!  Pobre ignorante selvagem achar que ele é a cereja do bolo   :)  Seria como dizer que a gravitação universal é Isaac Newton. Não, Newton apenas nos descreveu a gravitação, a gravitação e .... a gravitação.

Nenhum comentário: