segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Xadrez da politica internacional: Trump x USA x Israel x Ordem mundial

Esta declararação (1) do futuro presidente americano, Donald Trump, é desconcertante ao mesmo tempo que é reveladora. Muita coisa está acontecendo nos bastidores longe dos olhos de nós, meros mortais. Por quê a politica norte-americana muda radicalmente ás vesperas do presidente atual passar o bastão para o novo eleito? 

Bem, como tenho dito em outros comentários, a revelação do Sr Snowden a respeito do programa secreto de vigilancia global deixou claro o que antes era teoria conspiratória: EXISTE de fato um plano global de hegemonia onde os EUA são os principais protagonistas, e os russos não estão dentro destes planos a ponto da guerra fria ter sido reeditada (2).

Agora, no apagar das luzes de 2016, os EUA dão uma guinada de 180 graus e permitem o ONU votar uma moção pelo fim dos assentamentos de Israel (3). Israel e Trump se opõe à votação na linha tradicional de apoiar os israelenses pedindo o veto mas pela primeira vez a diplomacia americana vai contra os interesses israelenses e se abstem de votar ou mesmo vetar o moção. Os israelenses ficaram isolados no cenário internacional, orfãos de seu principal protetor: EUA.

Mas agora o presidente eleito dá uma declaração pelo twitter não reconhecendo a ONU como orgão internacional (1). Já sabiamos disso, mas essa declaração é como apertar o botão vermelho da guerra fria. E este ECM foi apontado para a maior eminencia parda da politica internacional: Israel.

Para entender o imbroglio devemos lembrar das palavras do Snowden na época. Israel está de cabeça na vigilancia global mas a Mossad atua de maneira TOTALMENTE independente, em uma via de mão unica, ou seja, o governo americano alimenta a Mossad mas não o inverso (5). O que isto significa? Significa que, se existe um mentor (comando) nos planos de hegemonia, os Israelenses são definitivaqmente protagonistas.

Mas algo muito maior ocorreu além dos "estragos" na politica de segurança americana: de alguma maneira os israelenses fizeram toda pressão possivel para sufocar o movimento contrário ao plano de vigilancia mas finalmente o congresso americano aprova uma lei colocando o programa sob o guarda-chuva do judiciário (6). Consequencia!?!? Os israelenses entram sob o manto do guarda-chuva e pertem o protagonismo para as instituições democráticas americanas.

Mas voltando a pergunta inicial, por que Trump decide por esta declaração bombástica? Minha resposta: os planos de hegemonia global estão fazendo água por todos os lados e, ao mesmo tempo que o governo americano foi sequestrado e colocado como executor da agenda, a agenda não pode ser concluida com o ocidente perdendo definitivamente o controle sobre a Síria (7) (A Síria era o ultimo degrau para isolar a Russia e na sequencia a China!)

Trump não quer os EUA "tomando" conta do mundo mas não tem como ser o capitalismo hegemonico sem "tomarem" conta do mundo. Um impasse para continuarmos acompanhando em 2017, ano de muitos acontecimento e muitas reviravoltas.

keywords: USA, Trump, Putin, Russia, Israel, Snowden, Freedom Act, ONU



Referencias:

1 - http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN14F14M

2 - http://freituk.blogspot.com.br/2016/12/guerra-fria-20-esqueceram-de-combinar.html

3 - http://brasil.elpais.com/brasil/2016/12/25/internacional/1482698516_892759.html

4-  https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/201612247272447-israel-palestina-onu-trump-mudanca/

5 - http://www.esextante.com.br/livros/sem-lugar-para-se-esconder/

6 - https://en.wikipedia.org/wiki/USA_Freedom_Act

7 - https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/201612247271100-guerra-civil-siria-acabou/

Nenhum comentário: