quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Para entender um pouco a contra-revolução na decada de 70

Excelente artigo (*) comparando o golpe de 64 e o atual (2016)! Abaixo um testemunho da época que co-valida a tese do autor:

"Naquela epoca viviamos o impasse de afrontar o regime ou sucumbir á tutela dos militares. O artigo, muito bem escrito e repleto de exemplos, atesta de vez a tese que na decada de 70, esse impasse foi superado apos o episodio rio-centro e a situação percebeu que o aprofundamente da tutela militar iria fortalecer cada vez mais o movimento oposicionista sob risco de perterem a precaria legitimidade e derrocada total dos valores democraticos que até então procurava-se imprimir na incipiente democracia brasileira.
Eu vivi este tempo, tempo da politização do povo, tempo das cartilhas do PT, das comunidades eclesiais de base, etc. A esquerda entendeu o momento e abdicou do movimento revolucionário armado para integrar o movimento de fortalecimento da democracia. Ou seja, lembro-me de quando lula gritou em alto e bom som:  se assim eles querem, assim será! Será pelo voto que mostraremos o que o povo brasileiro é capaz de fazer!
E o jogo democrático foi lançado nos 80's seguido de um ar aliviado dos militares pois misturar força e legitimidade é como misturar agua e óleo. Pode até parecer que misturou mas a mistura  insiste em querer separar as fases!"

(*) https://jornalggn.com.br/blog/fabio-de-oliveira-ribeiro/legitimidade-e-coacao-no-brasil-pos-64-por-fabio-de-oliveira-ribeiro#comment-1182647

Nenhum comentário: